7 Passos para garantir a segurança do registro da sua marca  

Mp Novembro Blog 2

Registrar sua marca é muito importante para protege-la 

A sua marca é o seu maior patrimônio. Você sabe como garantir a segurança do registro da sua marca? A seguir, 7 passos para garantir a segurança do registro da sua marca.

1) Tire as ideias da cabeça e coloque no papel – Antes de qualquer coisa, é preciso tirar as ideias da cabeça e colocar no papel. O chamado Brainstorming – é uma palavra inglesa, traduzida por tempestades de ideias. O primeiro passo para garantir a segurança de sua marca é criar o nome de sua marca, entre eles, logo e identidade visual.

Concretize suas ideias (Foto: Pixabay).

2) Faça uma pesquisa – Antes de qualquer investimento no registro da marca, é importante realizar  uma pesquisa, para saber se ela já existe ou não, e se é possível o Registro. Desta forma  a pessoa física ou jurídica evita prejuízos inestimáveis.  Tenha em mente que  a sua marca deve ser exclusiva no mercado.

3) Construa sua marca seguindo a Lei de Propriedade Industrial – Como já mencionamos aqui, a LPI – sigla para Lei de Propriedade Industrial -, promulgada por meio da Lei LPI 9279/96 ajuda a regulamentar e proteger empresários e inventores.

4) Estabeleça classes da sua marca – Segundo o site do INPI, “quando você deposita o seu pedido de marca, é necessário indicar quais produtos ou serviços sua marca visa a proteger. O INPI adota a Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice – NCL, na sigla em inglês – que possui uma lista de 45 classes com informações sobre os diversos tipos de produtos e serviços e o que pertence a cada classe”. Por isso é muito importante que você defina qual tipo de classificação a sua empresa se encaixa.

5) Acompanhe a documentação necessária – O registro de marca passa por vários processos. Um desses processos é a conferência da documentação necessária. A falta de documentação pode acarretar em exigência do INPI.

6) Preste atenção nos prazos – Como foi dito em nosso site anteriormente, existem prazos no processo de registro de marca. Por isso é muito importante acompanhar todos esses processos junto ao INPI.

7) Acompanhe o processo até a conclusão – Por último mas não menos importante acompanhe o processo até sua conclusão. O INPI recomenda que é importante acompanhar atentamente todo o processo até sua conclusão. No término é concedido o Certificado de Registro da Marca. Fique atento no seu processo.

Por isso, escolha uma empresa de propriedade intelectual Interação Marcas e Patentes para garantir que sua marca fique segura.

Aproveite também para visitar o nosso blog, onde você pode ler novos artigos como este!

Informe seus dados para ser redirecionado ao nosso atendimento