Confira quais os motivos e prazos que levam marcas a perder o registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), e o que fazer para isso não acontecer com a sua empresa.
Desenvolver ações que visem proteger a marca é, antes de tudo, defender todo o processo de pesquisa, planejamento, estruturação e execução de atividades que a empresa conquistou.
Assim, tomar atitudes que visem preservar a marca, dentro e fora do empreendimento, ganharam outra classificação na escalada para o sucesso empresarial: importância máxima.
E a caducidade da marca é um desses fatores:
O que é a caducidade da marca?
Em seu significado, caducidade é a situação daquilo que expirou, perdeu sua validade, ou que atingiu o estado de prescrição.
Nesse sentido, o procedimento de caducidade da marca trata-se da extinção do registro no INPI — órgão regulamentador do governo — por diversas razões. Contudo, é possível apontar os dois principais motivos de caducidade de marca no país, confira:
Falta de renovação no INPI
Ao contrário do que muitos empresários pensam, o registro da marca precisa ser renovado a cada cinco anos. A não renovação junto ao INPI abre uma margem perigosa, pois possibilita que outras empresas registrem a mesma marca com facilidade, já que o registro fica vago.
Na prática, isso significa que um concorrente pode pegar a sua marca para ele.
Clique aqui e confira a situação da sua marca.
Prazo de Inatividade
Empresas que estejam há 5 anos inativas, sem atividades registradas, também correm o risco de serem penalizadas pelo processo de caducidade.
Vale ressaltar que em casos específicos, em que outra empresa adquiriu a marca de outra por inatividade, é necessário abrir um processo de comprovação distinto.
Assim, vale ter um acompanhamento especializado ao seu lado para não gastar mais que o necessário com o processo. Clique aqui para ter um suporte especializado.
Mais sobre a Lei de Caducidade de Marca
A lei que regulamenta a Caducidade de Marca está no art. 142 da Lei nº 9.279/96), dentro da Lei de Propriedade industrial.
Nesse contexto, é possível entender a medida como uma maneira de provocar dinamismo no setor empresarial, além de retirar marcas inativas ou com pendências severas do mercado. Possibilitando a reafirmação de marcas tradicionais e a abertura de espaço para novos empreendimentos.
Já pensou em qual é o momento certo de registrar a sua marca?
Confira na nossa próxima postagem.