Caetano Veloso vs Osklen por uso indevido de sua imagem e obra na campanha da coleção de verão 2024 da marca, inspirada no movimento tropicalista, do qual ele é um dos principais expoentes.
A coleção foi concebida pela Osklen em agosto passado. Batizada de “Brazilian Soul”, ela foi inspirada no Tropicalismo, movimento que ele criou em 1967 como movimento cultural e musical.
No entanto, Caetano alega que a Osklen usou sua imagem e obra sem sua autorização em uma campanha que fazia alusão ao movimento tropicalista, do qual ele é um dos principais expoentes. A campanha usava imagens e músicas de Caetano, além de frases que remetiam à sua obra.
O que diz Osklen: Defende uso da marca Tropicália
Em contrapartida, já a marca de roupas argumenta que tem o direito de usar a marca Tropicália no setor de roupas, pois registrou a marca, explicando que o cantor tentou registrar a marca “Tropicália” no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e teve o pedido negado. Por sua vez, nega que tenha usado a imagem do cantor de forma indevida. Além disso, a marca alega que Caetano é um ícone do tropicalismo e que sua imagem é pública.
Dessa forma, a equipe do artista rebate que a ação contra a Osklen não diz respeito ao uso da marca, e sim da imagem do cantor na campanha. Porém, os advogados de Caetano não esclarecem os supostos pedidos ao INPI.
Assim, Caetano Veloso vs Osklen este caso assume relevância na defesa dos direitos de imagem dos artistas. Por isto é importante que os artistas tenham controle sobre o uso de sua obra e imagem, garantindo a proteção de seus direitos autorais e a integridade de sua identidade artística.
Interação Marcas e Patentes: como proteger seus direitos de imagem e obra
Nós, da Interação Marcas e Patentes, entendemos a importância da proteção dos direitos autorais. Estamos aqui para preservar seus ativos intelectuais. Entre em contato conosco para garantir a segurança dos seus direitos de propriedade intelectual.
Quer saber mais sobre outros casos de Marca? Acesse nosso Blog.