Blog Interação

Conheça a história da origem do nome da marca Amazon

Entenda a origem e algumas criatividades em torno da marca mais valiosa do mundo.

Fundada por Jeff Bezos em Bellevue, Washington, em 1994. A empresa começou no fundo de uma garagem, e vendia livros online, mas depois expandiu-se para vender eletrônicos, móveis, vestuário e uma variedade de produtos, tornando-se depois, a gigante da tecnologia norte-americana.

Em 2019, a Amazon se tornou a marca mais valiosa do mundo, passando Apple e Google.

Curiosidade em torno do nome “Amazon”

Você sabia que a Amazon não era o nome inicial da empresa? Nomes como “Cadabra” e Relentless”, aqui em português significa “implacáveis”, foram desconsiderados. Finalmente, Bezos escolheu o nome “Amazon”, referência direta ao Rio Amazonas que serviu de inspiração por ser um dos maiores rios do mundo.

Criatividade do logo
O logotipo que conhecemos hoje foi criado há mais de 20 anos. Percebe-se uma seta que sai da letra A e aponta para a letra Z, simbolizando que a Amazon vende de tudo – produtos de A – Z, atendendo a todas as necessidades das pessoas, sem contar que a seta tem uma forma de um sorriso. Quanto às cores usadas na tipografia, o laranja representa energia e felicidade e a cor preta torna menos sério.

Amazon chega no Brasil
Criada na década de 90, a Amazon chegou no Brasil apenas em 2012. Nos primeiros anos comercializou apenas o e-Books e o Amazon Kindle é, só mais tarde, na indústria de entretenimento em 2016 ofereceu serviços de Streaming no Amazon vídeo (hoje conhecido como Amazon Prime/Prime Vídeo), e no ano seguinte, a marca implementou o Marketplace no site brasileiro.

Além de todos esses produtos do e-commerce, a Amazon também possui serviços de assinaturas, serviços de computação em nuvens; cria e vende a Alexa (assistente virtual que funciona integrada ao alto-falante da marca da Echo), são um dos produtos à venda na Amazon Brasil no final de 2019.

Afinal, o que faz a Amazon investir em uma linha de produtos próprios

Atualmente é difícil dizer o motivo pelo qual a Amazon investe em seus próprios produtos, dado o quão a sua multifacetada, mas parte do que torna a companhia à frente de seus concorrentes é estar de olho nas tendências e inovações, e assim, a Amazon vem aumentando sua quantidade de produtos e serviços.

Conte com a Interação Marcas e Patentes!
Agora que você já conheceu um pouco da história da Amazon? E, se você quer criar sua própria marca, assim como o fundador da Amazon, conte com a gente, nós da Interação Marcas e Patentes, atuamos no mercado de propriedade industrial e intelectual. Entre em contato com nossa equipe, para conhecer mais sobre nossos serviços e como podemos te auxiliar.

Informe seus dados para ser redirecionado ao nosso atendimento