BLOG DA INTERAÇÃO
29Jun

Consulta CNPJ: veja como verificar a situação de uma empresa

Confira a forma adequada de pesquisar a condição cadastral de uma empresa, além de outras pendências que o empreendimento pode carregar. 

A atualidade trouxe consigo uma necessidade crescente de precaução. A sofisticação das fraudes e golpes é uma realidade presente em todas as esferas, e no momento de concluir um negócio não é diferente.

Para evitar dores de cabeça, especialmente antes de fechar acordos financeiros, é importante conferir a situação da empresa fornecedora, tudo com o intuito de localizar possíveis restrições e condutas ruins. Uma das formas de começar essa análise é a consulta ao CNPJ.

Consulta CNPJ (Foto: Pixabay)

Como consultar o CNPJ?

É possível consultar o CNPJ de duas formas: a simples e a completa.

A maneira simples e gratuita de consultar o CNPJ é por meio do cadastro da receita federal, banco de dados onde é possível observar o quadro societário, descrição de atividades, nome real, porte e situação cadastral da empresa.  

Para efetuar a consulta basta colocar o número do CNPJ e confirmar o CAPTCHA (teste rápido que distingui softwares de pessoas) no site da receita federal, que mostrará o cartão CNPJ da empresa. 

Vale ficar atento ao campo de situação cadastral do documento, caso a descrição  esteja como “INAPTA” significa que a empresa possui pendência com a receita federal, além de não estar autorizada a realizar negócios. Geralmente, o motivo da inaptidão é detalhado no campo subsequente. 

Já a maneira de consulta completa costuma ser tarifada. Empresas que oferecem essa pesquisa conseguem verificar dados cadastrais, descobrir dívidas anteriores,  histórico de processos, entre outras informações da empresa pesquisada. 

Na consulta completa são buscadas informações em juntas comerciais, órgãos governamentais e até sites privados de reclamações. 

Fique atento a situação da sua marca.

Possuir CNPJ regularizado é essencial, além disso, é igualmente importante registrar a sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). 

Empresas que não possuem o registro de marca, na prática, não possuem direitos sobre elas. Problema que pode resultar em prejuízo financeiro e muita dor de cabeça. 

Não arrisque o sucesso da sua empresa, clique aqui e saiba como registrar sua marca. 

Posts Recentes Tags
Consulte sua marca gratuitamente!

    Nome da Marca
    Nome
    Telefone

    *Em breve você receberá a pesquisa de sua marca.