Blog Interação

Casos de marca Louis Vuitton vs Louis Vuiton Dak

Uma notável disputa legal, conhecida como Louis Vuitton versus restaurante sul-coreano, envolveu a emblemática Maison francesa Louis Vuitton e o restaurante sul-coreano Louis Vuiton Dak.

Reconhecida mundialmente como uma das marcas de luxo mais proeminentes desde 1854, a Louis Vuitton construiu sua reputação global por meio de produtos como bolsas, roupas, acessórios e artigos de couro, defendendo sua marca registrada. Além disso, o nome Louis Vuitton é considerado um símbolo de requinte e exclusividade.

Por outro lado, em 2016, a Louis Vuitton entrou com uma ação judicial contra um restaurante de frango frito sul-coreano chamado Louis Vuiton Dak, criando polêmica. Entretanto, a empresa alegou que o nome do restaurante violava sua marca registrada.

O restaurante Louis Vuiton Dak foi fundado por um empresário sul-coreano chamado Kim em 2015, utilizando um nome similar ao da marca Louis Vuitton. Além disso, a empresa alegou que o nome poderia confundir os consumidores e se beneficiar da reputação da marca.

Em decorrência disso, a Louis Vuitton argumentou que o nome do restaurante era muito semelhante ao seu próprio nome e poderia causar confusão entre os consumidores. A empresa também alegou que o restaurante estava se beneficiando da reputação e do valor da marca Louis Vuitton.

O caso Louis Vuitton versus restaurante sul-coreano foi julgado pela corte coreana. Posteriormente, o tribunal coreano decidiu a favor da Louis Vuitton em 2017, condenando o restaurante a pagar uma indenização de 14.5 milhões de won ($12.750,00).

Assim, o caso Louis Vuitton vs Louis Vuiton Dak exemplifica a importância da proteção da marca registrada para as empresas. Além disso, a decisão do tribunal demonstra que as marcas registradas podem ser protegidas mesmo quando usadas em setores diferentes.

O que o caso Louis Vuitton versus restaurante sul-coreano tem a nos ensinar?

Em resumo, esse caso traz algumas lições importantes:

Registrar a marca da sua empresa é a melhor maneira de garantir que ela seja sua e de ninguém mais.

Proteger sua marca é uma responsabilidade compartilhada. Assim, se você ver uma marca que esteja infringindo seus direitos, entre em contato com o proprietário da marca e peça que ela seja retirada do mercado.

Além disso,  a internet é um espaço sem fronteiras. É importante estar atento ao uso da sua marca em todo o mundo, inclusive na internet.

Por fim, ao tomar essas medidas, as empresas podem ajudar a proteger seu investimento em marcas registradas e evitar problemas legais, como o caso Louis Vuitton versus restaurante sul-coreano

A Interação Marcas e Patentes é um escritório especializado com mais de 25 anos de atuação no mercado de registro de marcas, com inúmeras marcas registradas ao longo desses anos. Também contamos com uma equipe especializada para auxiliar e oferecer a melhor solução para cada caso. Por isso, entre em contato através do nosso site ou se preferir envie-nos uma mensagem via WhatsApp para mais informações.

Gostou do texto? Acesso nosso blog para mais informações. 

Informe seus dados para ser redirecionado ao nosso atendimento