Muitas pessoas não sabem o que é nome fantasia e acabam confundindo o termo com marca registrada ou razão social.
Por isso, hoje a Interação Marcas e Patentes trouxe um texto especial em que vamos te explicar o que é e como escolher um para sua empresa. Boa leitura!
O que é nome fantasia?
Nome fantasia, basicamente, é o nome popular da empresa, ou seja, como ela será conhecida e memorizada pelo público.
O nome fantasia também pode ser chamado de nome comercial, nome de marca e nome de fachada. Ele é incluído na hora do registro da empresa ou depois, com o certificado digital.
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Marca e nome fantasia não são a mesma coisa?
Não. Marca e nome fantasia não são a mesma coisa.
O fato de uma empresa ter um nome fantasia não significa que ela tenha o registro de marca.
Para ter uma marca, ela precisa ser registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), que é um órgão ligado ao governo.
Portanto, é importante que você faça as duas coisas: tanto a escolha do nome fantasia para a sua empresa, quanto o registro de marca junto ao INPI.
Como consultar CNPJ pelo nome fantasia?
Para consultar o CNPJ de uma empresa através do nome fantasia primeiro você deve acessar o site Redesim, um portal de serviços do governo federal para pessoas jurídicas.
Trata-se de um serviço gratuito, em que basta se cadastrar ou entrar utilizando as credenciais da conta gov.br.
Confira a seguir o passo a passo para fazer a consulta:
- Na página do Redesim, clique no ícone de cadeado;
- Vá até a “Área do Usuário”;
- Se ainda não tiver uma conta, clique em “Crie sua conta gov.br” ou, se já tiver um cadastro, clique em “login”;
- No cadastro, escolha uma das formas para confirmar sua identidade. Veja a opção desejada para continuar, incluindo CPF ou certificado digital;
- Deixe o site acessar os seus dados clicando no ícone “Autorizar”;
- Você será redirecionado para a página principal. Lá, clique em “Consulta CNPJ”;
- Escolha se prefere consultar pelo nome empresarial ou pelo nome fantasia;
- Na página do resultado, você vai encontrar o número do CNPJ das empresas que estiver procurando.
Como escolher um nome fantasia?
Escolher o nome fantasia da empresa é uma das decisões mais importantes antes de abrir um negócio. Por isso, essa deve ser uma decisão bem planejada.
Você deve levar em consideração alguns aspectos como despertar o interesse e a curiosidade do público para adquirir os produtos ou serviços.
Além disso, também é preciso que o nome fantasia esteja alinhado ao posicionamento de mercado e à identidade visual da sua empresa.
Veja a seguir algumas dicas de como escolher o nome fantasia da sua empresa:
- Priorize nomes fáceis de serem memorizados;
- Seja diferente da concorrência;
- Busque num nome facilmente pronunciável e escrito;
- Chame a atenção para sua marca transmitindo os atributos e os valores da empresa;
- Tente evitar falsos cognatos e interpretações negativas;
- Sempre pense grande: nomes que incluem bairros ou cidades podem dificultar a expansão da marca no futuro;
- Não escolha nomes pessoais, pois isso pode dificultar a entrada de novos sócios;
- Evite utilizar gírias ou expressões do momento, pois elas podem perder o sentido no futuro.
Outra dica muito importante é que você confira a disponibilidade do nome. Verifique em registros municipais ou estaduais.
Depois disso, pense na compra de domínio para o site da empresa e crie as páginas nas redes sociais para garantir o nome de usuário.
Todos esses processos envolvem muita pesquisa e podem demandar muito tempo.
Se você não quiser ter de lidar com toda essa burocracia, você pode contar com a ajuda da Interação Marcas e Patentes.
O que é razão social e nome fantasia? Quais as diferenças?
A razão social de uma empresa é a denominação oficial do empreendimento, ou seja, o nome irá constar em documentos, contratos sociais e outros títulos.
Já o nome fantasia é o nome popular da empresa. Ele não é obrigatório para abrir um negócio, mas é a forma pela qual o público conhece a empresa.
Na maior parte das vezes, o nome fantasia é uma versão mais curta ou simbólica da razão social.
Qual a diferença entre registro de marca INPI e nome fantasia?
Algumas pessoas confundem os diferentes registros disponíveis para uma empresa, como o nome fantasia e o registro INPI.
De maneira geral, como vimos ao longo do texto, o nome fantasia é apenas a designação popular do negócio, e pode ser registrada na Junta Comercial a qualquer momento – inclusive após a abertura do empreendimento em questão.
Ao mesmo tempo, também é possível registrar a marca da empresa através do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, o INPI.
Uma vez que uma empresa esteja cadastrada e registrada, nenhuma outra empresa poderá utilizar a mesma marca, pois ela se tornará propriedade da organização que a patenteou.
O nome fantasia também pode ser registrado junto ao INPI, ou seja, o nome fantasia também pode se tornar uma marca registrada oficial.
Contudo, apenas a inscrição na Junta Comercial não torna o nome fantasia exclusivo.
Isso significa que outra empresa pode registrar esse mesmo título no INPI, o que vai fazer com que a empresa original tenha de deixar de usar esse nome.
Dessa forma, a diferença entre os dois registros são os órgãos que realizam esse cadastramento e a exclusividade da designação.
Na maior parte das vezes, os dois nomes são iguais. Por exemplo, o grupo Globo inscreveu a marca Globo, que tornou o nome fantasia exclusivo também.
Como faço para saber o nome fantasia de uma empresa?
Como vimos anteriormente, na maioria das vezes, o nome fantasia da empresa é o nome comercial que ela utiliza.
Em outras palavras, é aquele nome que consta em logotipos, fachadas e campanhas de publicidade em geral.
Ou seja, para descobrir o nome fantasia de uma empresa, basta olhar para como o público em geral se refere a aquela empresa.
Conclusão
Agora que você sabe o que é nome fantasia, vamos fazer uma rápida recapitulação para fixar as informações na mente.
O nome fantasia nada mais é do que o nome comum da empresa, o nome presente em logomarcas, campanhas publicitárias e o nome pelo qual o público se refere a uma empresa.
Diferentemente da razão social, que é o nome que consta em contratos e documentos oficiais, o nome fantasia é o nome “popular” da empresa.
Para escolher um bom nome fantasia, você deve se atentar a alguns fatores, como ser um nome fácil de escrever, pronunciar e memorizar, e que chame a atenção do público para os produtos ou serviços que você oferece.
E aí? Gostou de saber mais sobre o nome fantasia? Então não deixe de conferir o blog da Interação Marcas e Patentes para mais informações! Muito obrigado pela leitura!