Blog Interação

Registro de Canais do YouTube e blogs: quando fazer?

Mp Setembro Blog 2

Entenda o porquê é essencial ter o seu blog ou canal do YouTube registrado no INPI, além de conferir quais as principais consequências de não se registrar. 

Entre julho de 2019 e julho de 2020, a ComScore VideoMetrix realizou uma pesquisa que notou o aumento de 91% nos acessos do YouTube.

Esse crescimento chamou a atenção de muitos empreendedores digitais que, em busca de boa remuneração e sucesso, começaram a produzir conteúdos para a plataforma, principalmente durante a pandemia.

Contudo, uma vez que o canal ou blog comece a gerar um alto número de visualizações, o que garante o pertencimento deste espaço ao produtor?

O registro da marca é a resposta.

Youtube Gbaeb03608 1920
Registro de Canais do YouTube e blogs: quando fazer? (foto: Pixabay)

O Youtube, no caso dos canais, e as plataformas de hospedagens, no caso dos blogs, só garantem registro dentro dos próprios domínios. 

Assim, no contexto jurídico, apenas o registro de marca do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) garante a proteção ao canal/blog, principalmente no caso de cópias ou iniciativas muito similares. 

Veja como registrar o seu canal/blog sem complicação. 

Consequências da falta de registro:

Diversos casos de disputas judiciais, que envolvem plágio de canais e blogs, já foram registrados na justiça brasileira. 

E não são apenas perfis famosos que correm risco com a falta de registro, canais com potencial, principalmente de assuntos em alta, como gastronomia, música, entre outros, também podem ser atingidos. 

Nesse sentido, todo ou qualquer canal do YouTube e blog com objetivo profissional precisa tratar o registro de marca como prioridade. 

Em casos específicos, não possuir o registro pode gerar mais do que penalidades financeiras, a ausência da certificação pode resultar na troca de elementos empresariais, como ser obrigado a mudar o nome do seu canal, por exemplo. 

Não arrisque perder o seu canal no Youtube ou blog, clique aqui  e comece a registrar a sua marca hoje. 

 

Informe seus dados para ser redirecionado ao nosso atendimento