Entenda o porquê é essencial ter o seu blog ou canal do YouTube registrado no INPI, além de conferir quais as principais consequências de não se registrar.
Entre julho de 2019 e julho de 2020, a ComScore VideoMetrix realizou uma pesquisa que notou o aumento de 91% nos acessos do YouTube.
Esse crescimento chamou a atenção de muitos empreendedores digitais que, em busca de boa remuneração e sucesso, começaram a produzir conteúdos para a plataforma, principalmente durante a pandemia.
Contudo, uma vez que o canal ou blog comece a gerar um alto número de visualizações, o que garante o pertencimento deste espaço ao produtor?
O registro da marca é a resposta.
O Youtube, no caso dos canais, e as plataformas de hospedagens, no caso dos blogs, só garantem registro dentro dos próprios domínios.
Assim, no contexto jurídico, apenas o registro de marca do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) garante a proteção ao canal/blog, principalmente no caso de cópias ou iniciativas muito similares.
Veja como registrar o seu canal/blog sem complicação.
Consequências da falta de registro:
Diversos casos de disputas judiciais, que envolvem plágio de canais e blogs, já foram registrados na justiça brasileira.
E não são apenas perfis famosos que correm risco com a falta de registro, canais com potencial, principalmente de assuntos em alta, como gastronomia, música, entre outros, também podem ser atingidos.
Nesse sentido, todo ou qualquer canal do YouTube e blog com objetivo profissional precisa tratar o registro de marca como prioridade.
Em casos específicos, não possuir o registro pode gerar mais do que penalidades financeiras, a ausência da certificação pode resultar na troca de elementos empresariais, como ser obrigado a mudar o nome do seu canal, por exemplo.
Não arrisque perder o seu canal no Youtube ou blog, clique aqui e comece a registrar a sua marca hoje.