Confira três segmentos empresariais em alta neste segundo semestre de 2022, com direito a insights de como aproveitar as tendências, e que também possuem boas perspectivas de crescimento para 2023.
Após sofrer fortes influências da pandemia e os impactos econômicos da guerra entre Ucrânia e Rússia, o mercado brasileiro mudou e está apresentando novas tendências, ainda em ritmo de recuperação.
Assim, é possível destacar três setores que estão aquecidos, além de serem potenciais protagonistas de 2023, confira:
Segmentos em alta para 2022 e 2023:
1. Saúde e tecnologia
Com as dificuldades geradas pelas últimas crises globais, muitas pessoas adiaram determinados procedimentos e cuidados, interpretados por elas como não prioritários.
Agora é possível notar uma retomada desse público, ação que aquece não apenas os hospitais e clínicas, mas todos os segmentos que fornecem e prestam apoio ao setor.
Nesse sentido, também existe a vertente de novas tecnologias no segmento de saúde, principalmente quando o assunto é importação.
Conforme o Boletim Econômico da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), as importações de dispositivos médicos tiveram aumento de 7,3% neste ano, em comparação com o mesmo período de 2020.
Crescimento que gera valor para todos os agentes envolvidos na produção, intermediação e logística desses materiais.
2. Painéis solares
Energias renováveis são um assunto que já movimenta milhões de dólares nos mercados de investimentos mundiais. Contudo, sua aplicação real é algo que caminha devagar no Brasil.
Assim, o crescimento no uso de painéis solares deve ser uma tendência mais expressiva para 2023, contudo, é uma área que merece destaque, confira:
O mercado brasileiro de energia solar teve um crescimento de 212% em 2019, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), totalizando mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos instalados.
Porém, diante das crises globais e o alto valor dos equipamentos, o mercado de painéis solares não manteve o ritmo de crescimento.
Fato que não deve ser um problema com o reaquecimento do mercado, além da crescente demanda dos consumidores por serviços e produtos com responsabilidade ambiental, como exige o conceito ESG.
Confira mais sobre o conceito ESG.
3. Pet Shops
Segundo pesquisa da DataHub, plataforma que analisa informações digitais, o segmento de embelezamento e higiene de animais domésticos cresceu 316% nos últimos seis anos. Crescimento que se manteve, mesmo com menor ritmo, até mesmo nos anos de pandemia.
No total, o levantamento encontrou registros de 22.943 Pet Shops, com lojas físicas, funcionando em 2022, quase cinco vezes mais em comparação a 2016, quando eram apenas 5,5 mil.
E a tendência é que os cuidados com os pets aumentem, principalmente pela companhia desses animais durante a época de isolamento social.
Nesse sentido, toda a cadeia de apoio e desenvolvimento tecnológico deve ser puxada pelo setor de Pet Shops.
Aproveitar as tendências de maneira segura
Para aproveitar as tendências do mercado é essencial proteger as conquistas empresariais.
Assim, empresas que usam a própria marca sem registro no INPI, na prática, não têm direito sobre ela. Essa falta de registro pode gerar penalidades e até a perda de elementos empresariais, como o próprio nome, por exemplo.
Não arrisque as conquistas da sua empresa, clique aqui e comece a registrar a sua marca hoje.