Blog Interação

Cor como marca?

Transforme a paleta de cores de sua marca em um ativo valioso. 

As cores têm um poder extraordinário na construção da identidade de uma marca. Um simples matiz pode evocar emoções, criar associações e até mesmo estabelecer lealdade do cliente. Além disso, muitas marcas, como a Coca-Cola com o vermelho, Starbucks com o verde e o Banco Itaú com o laranja, usam a cor de forma tão eficaz que se tornaram instantaneamente reconhecíveis em todo o mundo.

Cores que contam histórias

No entanto, as cores não são apenas esteticamente agradáveis; elas contam histórias. A escolha de uma cor pode transmitir valores, cultura e a mensagem de sua marca de maneira única. Seja o amarelo do McDonald’s, ou o azul da IBM, as cores são um ativo valioso em seu arsenal de branding.

Protegendo sua identidade cromática

Aqui está a parte mais emocionante: você pode proteger cores como marca registrada. Sim, isso é possível! Alguns lugares do mundo a lei tem, sim, o registro de uma cor como marca, como é o caso dos Estados Unidos. Todavia, isso não é possível no Brasil. No entanto, o processo envolve critérios rigorosos e exigirá que sua cor seja distintiva e associada diretamente aos seus produtos ou serviços. 

Resumindo, no Brasil, o registro de cores de forma independente não é permitido. Isso implica que, embora seja possível registrar uma cor, ela deve sempre estar vinculada à sua marca como um elemento normativo. No Brasil, a Lei da Propriedade Industrial proíbe o registro de cores isoladas como marcas, a menos que sejam usadas de maneira única e distintiva. 

Por exemplo, a combinação de cores amarela, verde clara e verde escura usada para identificar o produto Buscopan da Boehringer Ingelheim foi registrada como marca devido à sua natureza arbitrária e falta de relação com o medicamento. Isso concedeu à Boehringer o direito exclusivo de usar essas cores em todo o país, mas apenas no mercado em que a empresa atua, uma vez que outras empresas de setores diferentes podem usar e registrar a mesma combinação de cores.

Não perca a oportunidade de transformar a cor de sua marca em um ativo valioso.

Agora que você ficou sabendo dessas particularidades,  entre em contato conosco para uma consulta gratuita e descubra como transformar a paleta de cores de sua marca em um ativo poderoso. Nossa equipe experiente de agentes da propriedade industrial pode ajudá-lo a navegar pelo complexo processo de registro de marca baseado em cor.

Afinal, o mundo é um lugar colorido – por que sua marca não deveria ser também? E, estamos aqui para ajudá-lo a pintar o caminho para o sucesso com cores distintas e protegidas. 

Informe seus dados para ser redirecionado ao nosso atendimento