BLOG DA INTERAÇÃO
23Jun

3 dicas vitais antes de abrir uma empresa

Confira três ensinamentos essenciais, que você precisa saber, antes de abrir uma empresa.   

Em momentos de turbulência econômica, como o enfrentado pelo Brasil atualmente, iniciar um empreendimento demanda ainda mais dedicação. Contudo, inúmeras empresas de sucesso já surgiram nesses períodos, são os casos da Nescafé (Crise do Café de 1929) e Uber (2009, impactada pela crise imobiliária), por exemplo.  

Nesse sentido, existem três orientações que devem ser, exaustivamente, cumpridas no momento de planejar a montagem da sua empresa. Confira:

Innovation G06c1eea4c 1920

Três ensinamentos essenciais, que você precisa saber, antes de abrir uma empresa. (Foto: Pixabay)

1. Conheça o ramo de atuação e elimine os riscos.

Ter experiência no setor de atuação é um bônus importante quando o assunto é conhecimento de mercado, no entanto, apenas a prática não basta. 

Saber quais são as tendências do ramo, principais mudanças, novas ferramentas, as últimas inovações do segmento, entre outros aspectos, só é possível por meio de estudos profundos, como a realização de cursos,  e muita troca de informação, o chamado bom “networking”.

Pesquisar e, posteriormente, testar as estratégias para a realização dos serviços, ou produção dos produtos, é um estágio determinante na eliminação  de riscos. 

Nesse momento de planejamento, análises do local de atuação, estrutura, aplicação, transporte, entre outros, são pontos que devem ser constantemente questionados. O objetivo aqui é promover uma caça a possíveis problemas e melhorias nos processos. 

“Risco vem de você não saber o que está fazendo.” 

Warren Buffett — megainvestidor.     

2. Estude a legislação do seu segmento.  

Autorizações, licenças, alvarás e demais processos de regulamentação, tanto no contexto de atuação como do estabelecimento, precisam ser estudados, revisados e obtidos. Vale destacar que existem mudanças significativas dependendo da atividade realizada. 

Não se iluda: afaste qualquer pensamento de deixar regulamentações para depois. A ideia de cortar gastos deixando de cumprir determinadas normas, ou cumprimento de regras, é ter a certeza de arcar com prejuízos no futuro. Afinal, as multas são sempre superiores às taxas de aprovação. 

Outro ponto que merece atenção é o registro da sua marca, ação que protege a totalidade de sua empresa. Para obter esse registro é  importante contar com uma assistência personalizada para o seu negócio, eliminando possíveis dores de cabeça. 

Clique aqui para obter assistência personalizada

3. Separe a razão da emoção.

Comportamentos impulsivos em momentos decisivos, como na hora de abrir uma empresa, não combinam quando o objetivo é conquistar o sucesso empresarial. O planejamento e a preparação com antecedência costumam ser aliados importantes na identificação e resolução de problemas. 

A emoção, principalmente quando falamos da vontade, deve o setor de motivação da sua empresa, não a diretoria dela. Assim, procure pensar no tempo que o novo empreendimento exigirá da sua vida, nas experiências que você precisará adiar por conta do seu negócio, especialmente nos primeiros anos de atuação.

Clique aqui para registrar sua marca.

“A maior empresa do mundo, é a minha vida…”

Fernando Pessoa — poeta e escritor.

Posts Recentes Tags
Consulte sua marca gratuitamente!

    Nome da Marca
    Nome
    Telefone

    *Em breve você receberá a pesquisa de sua marca.