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16Jun

Registro de Marca: qual o momento certo de fazer?

Entenda quais os riscos de não se registrar no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e como protocolar a sua marca sem dor de cabeça.

Um engano comum, que atinge tanto empresários iniciantes quanto experientes, é acreditar que o registro da marca pode ser deixado de lado. A falsa sensação de economia, em um primeiro momento, pode resultar em prejuízos extremos a curto e médio prazo. 

Nesse sentido, é possível definir o registro de marca como um procedimento essencial na estruturação empresarial, principalmente quando o assunto é preservação da marca. Confira:

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Registro de Marca: qual o momento certo de fazer? (Foto: Pixabay)

Qual é o momento certo para registrar a marca?

No instante em que o seu produto/serviço for definido. 

Vale destacar que o registro da marca não precisa acontecer, necessariamente, no momento em que CNPJ é retirado, pois, os elementos empresariais — como nome fantasia, identidade visual, entre outros — costumam sofrer alterações neste primeiro momento de planejamento.

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Visto que os elementos estejam definidos, e o número do CNPJ encontra-se em mãos, já é possível iniciar o processo de registro de marca. No entanto, não basta apenas levar as informações ao INPI para registrar a sua marca.

O processo de registro no INPI requer uma análise detalhada de similares que, quando mal feita, pode gerar complicações graves. Outros pontos a serem observados são os detalhes processuais, como prazos e publicações, que podem gerar mais gastos quando não cumpridos.

Nesse sentido, contar com uma assistência personalizada costuma ser mais rentável, além de gerar menos dor de cabeça. Confira como obter assistência personalizada em poucos cliques. 

O mesmo vale para empresas que já estão atuando no mercado e não possuem registro de marca, porque são elas que correm os maiores riscos. 

Ricos da falta de Registro de Marca no INPI:

Empresas que não têm o registro no INPI, na prática, não possuem direitos sobre a marca. Isso ocorre por diversas razões, a principal delas é a possibilidade de que outra instituição já tenha registrado uma marca similar. 

Em casos de uso indevido de marca, a situação pode gerar processos complexos e prejuízos milionários. 

Além das penalizações monetárias, uma empresa que usa a marca registrada por outra instituição, sem a autorização de utilização do INPI, pode ser obrigada pelo órgão a trocar de elementos empresariais, como o próprio nome, por exemplo. Essa ação resulta na perda de reputação e, por consequência, de clientes. 

Não arrisque as conquistas da sua empresa, comece a registrar a sua marca hoje.

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