Confira três ensinamentos essenciais, que você precisa saber, antes de abrir uma empresa.
Em momentos de turbulência econômica, como o enfrentado pelo Brasil atualmente, iniciar um empreendimento demanda ainda mais dedicação. Contudo, inúmeras empresas de sucesso já surgiram nesses períodos, são os casos da Nescafé (Crise do Café de 1929) e Uber (2009, impactada pela crise imobiliária), por exemplo.
Nesse sentido, existem três orientações que devem ser, exaustivamente, cumpridas no momento de planejar a montagem da sua empresa. Confira:
1. Conheça o ramo de atuação e elimine os riscos.
Ter experiência no setor de atuação é um bônus importante quando o assunto é conhecimento de mercado, no entanto, apenas a prática não basta.
Saber quais são as tendências do ramo, principais mudanças, novas ferramentas, as últimas inovações do segmento, entre outros aspectos, só é possível por meio de estudos profundos, como a realização de cursos, e muita troca de informação, o chamado bom “networking”.
Pesquisar e, posteriormente, testar as estratégias para a realização dos serviços, ou produção dos produtos, é um estágio determinante na eliminação de riscos.
Nesse momento de planejamento, análises do local de atuação, estrutura, aplicação, transporte, entre outros, são pontos que devem ser constantemente questionados. O objetivo aqui é promover uma caça a possíveis problemas e melhorias nos processos.
“Risco vem de você não saber o que está fazendo.”
Warren Buffett — megainvestidor.
2. Estude a legislação do seu segmento.
Autorizações, licenças, alvarás e demais processos de regulamentação, tanto no contexto de atuação como do estabelecimento, precisam ser estudados, revisados e obtidos. Vale destacar que existem mudanças significativas dependendo da atividade realizada.
Não se iluda: afaste qualquer pensamento de deixar regulamentações para depois. A ideia de cortar gastos deixando de cumprir determinadas normas, ou cumprimento de regras, é ter a certeza de arcar com prejuízos no futuro. Afinal, as multas são sempre superiores às taxas de aprovação.
Outro ponto que merece atenção é o registro da sua marca, ação que protege a totalidade de sua empresa. Para obter esse registro é importante contar com uma assistência personalizada para o seu negócio, eliminando possíveis dores de cabeça.
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3. Separe a razão da emoção.
Comportamentos impulsivos em momentos decisivos, como na hora de abrir uma empresa, não combinam quando o objetivo é conquistar o sucesso empresarial. O planejamento e a preparação com antecedência costumam ser aliados importantes na identificação e resolução de problemas.
A emoção, principalmente quando falamos da vontade, deve o setor de motivação da sua empresa, não a diretoria dela. Assim, procure pensar no tempo que o novo empreendimento exigirá da sua vida, nas experiências que você precisará adiar por conta do seu negócio, especialmente nos primeiros anos de atuação.
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