Está em dúvida na contratação de fornecedores? Confira cinco recomendações essenciais para você não errar na contratação de um fornecedor.
Considerada uma escolha empresarial decisiva pelos especialistas, a contratação do fornecedor certo para o seu negócio, pensando a curto prazo, pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo no final do mês.
Já a longo prazo, essa escolha é capaz de promover o fracasso ou o sucesso de um empreendimento. Para manter a satisfação dos clientes em alta e garantir a lucratividade confira as recomendações a seguir…
Cinco dicas para não errar na contratação de Fornecedores
- Busque o histórico do fornecedor:
Pesquisar o histórico empresarial desse possível novo parceiro, tanto por meio de órgãos governamentais quanto pelos atuais clientes, é algo fundamental antes de fechar o negócio.
Clique aqui e saiba mais sobre consulta ao CNPJ.
- Defina o valor máximo do investimento e a qualidade desejada:
Analise as condições financeiras da sua empresa, elas devem ser o primeiro parâmetro para essa definição. Determinar o nível de qualidade adequada dos produtos e a logística de recebimento são outros fatores essenciais antes de ir negociar. Isto é, após reunir esses requisitos, busque negociar preços e condições mais atraentes.
- Flexibilidade:
Imprevistos com a logística, diminuição ou aumento de demandas, entre outros fatores, podem acontecer. Assim, é aconselhável verificar se os novos fornecedores possuem alternativas para eventualidades, o chamado “plano B de emergência”.
- Compare os preços:
Não feche negócio com o primeiro fornecedor pesquisado, por mais que o preço seja chamativo, pois a chance de perder oportunidades melhores será alta. Ter uma lista qualificada com as pesquisas de novos fornecedores pode ajudar o seu negócio no futuro, principalmente, quando você estiver avaliando os resultados do fornecedor contratado.
- Posicionamento e registro da marca:
Contar com parceiros alinhados ao posicionamento da sua empresa se tornou primordial hoje em dia. Isso ocorre porque os clientes modernos buscam se sentir representados pela marca que escolhem, e por consequência, a de seus parceiros empresariais.
Verificar se a marca do seu fornecedor é registrada é tão importante quanto registrar a própria, pois empresas que não possuem registro de marca no INPI, na prática, não têm o direito de usá-las.
Clique aqui para saber como registrar a sua marca de forma simples. Não arrisque as conquistas da sua empresa.