BLOG DA INTERAÇÃO
08Jun

Passo a passo para criar uma startup

As startups são conhecidas como o modelo de negócio focado em inovação. Essas podem ser fornecedoras de produtos ou serviços que tendem a revolucionar alguma característica conservadora do mercado. Por essa razão, o constante avanço tecnológico colabora para a ascensão das startups.

Neste artigo, confira os passos fundamentais para criar uma startup de sucesso! Boa leitura.

8 passos para criar uma startup de sucesso!

Passo 1: estude

A tecnologia pauta o desenvolvimento dos modelos de startups. Esta correlação faz com que as metodologias aplicáveis estejam em constante renovação. Por isso, quem escolhe empreender neste modelo deve dedicar-se ao estudo para evoluir e gerar valor.

Passo 2: formule a ideia

Depois de já ter estudado sobre os recursos, o empreendedor deve formular a ideia para criar uma startup. Nesta etapa, reconheça o problema e como seu produto ou serviço estará disposto a resolvê-lo. A identificação é compreendida como o start para as outras etapas.

Passo 3: valide suas concepções

Este é o momento de colocar em prática tudo o que até então esteve no papel. É importante que você reconheça quais recursos dispõe para efetivar este estágio da criação de sua startup.

Aqui, portanto, deverão ser registrados: visão, público-alvo, necessidades, produto/serviço e valor. Características que fazem parte do Quadro da Visão do Produto.

Passo 4: defina seu modelo de negócio

Depois de já ter executado os passos anteriores, é chegado o momento de definir o modelo de negócio. Agora já será possível pensar em quem serão seus possíveis clientes fora do público-alvo, ou seja, quem seu negócio pode atrair. Além disso, também torna-se viável estimar concorrentes.

O modelo de negócio deve se propor a solucionar o problema reconhecido no passo 2.

Passo 5: crie uma marca

O passo 5 para criar uma startup é uma das etapas mais importantes do processo. Aqui, o empreendedor já deve ter total ciência de quem participa de seu público-alvo, qual é o foco da empresa, nome e personalidade. Afinal de contas, esses quatro aspectos serão grandes influenciadores da criação de marca.

Durante o processo de criação de marca, escolha as cores e fontes que serão utilizadas por sua startup. Elas servirão de base para a composição do logotipo, forma de identificação visual da sua marca.

Passo 6: faça o registro de marca

É um erro criar uma marca e não fazer o registro. Isso concede a possibilidade de outro empreendedor formalizar uma empresa com nome ou concepção semelhantes à sua. O registro de marca garante a proteção e exclusividade.

Passo 7: amplie sua rede de contatos

Após fazer o registro de marca, você já pode se considerar um empreendedor completo. Todos os passos burocráticos foram cumpridos para criar uma startup. Devido a isso, uma vez que este primeiro momento já tenha sido concluído é o hora de “falar a mesma língua” que os demais empreendedores do segmento. Networking, nesse sentido, é a chave para que sua startup possa crescer.

A dica é: participe de congressos, palestras e cursos. Veja se existe a possibilidade de trabalhar em espaços de coworking, onde também será possível encontrar demais pessoas engajadas com projetos semelhantes ao seu.

A ampliação da rede de contatos pode resultar na obtenção de investidores para o seu negócio.

Passo 8: selecione uma equipe motivada

Por fim, criar uma startup de sucesso também depende da manutenção de uma equipe motivada. Os profissionais devem ser atualizados para gerar insights que tornem a empresa conhecida no mercado de atuação.

As ações desenvolvidas corretamente pela equipe tendem a resultar no aumento da lucratividade como consequência.

Escolha a Interação Marcas e Patentes!

O artigo sobre criar uma startup lhe foi útil? Escolha a Interação Marcas e Patentes e faça seu registro junto ao INPI para garantir seus direitos autorais. Entre em contato conosco!

Aproveite para ler mais artigos como este em nosso blog:

Posts Recentes Tags
Registre sua marca!
Nome da Marca
Nome
Telefone

*Em breve você receberá a pesquisa de sua marca.