BLOG DA INTERAÇÃO
04Out

Golpe no registro de marcas: saiba como evitar!

Para se tornar dono da sua marca e obter o direito exclusivo de uso sobre ela, é preciso registrá-la no INPI. O processo é árduo e longo, mas pode se tornar mais fácil quando você contrata um escritório especializado para te ajudar. Nesse momento, é importante escolher muito bem a empresa que irá te auxiliar para não cair em fraudes! Saiba como evitar golpe no registro de marcas e proteja-se contra prejuízos financeiros. Leia mais!

Como evitar golpe no registro de marcas? Fique atento!

O INPI não entra em contato com o solicitante

O órgão não possui a política de fazer ligações, enviar cartas e mandar boletos para os seus clientes. Infelizmente, é muito comum que empresas antiéticas entrem em contato com os solicitantes do registro para enganá-los, dizendo que terceiros estão tentando registrar sua marca.

A única forma de comunicação que o INPI possui com seus clientes é através do e-mail. Durante a etapa inicial do pedido, o portal solicita o cadastro de um endereço de e-mail para contato. Assim, o instituto pode contatar os solicitantes caso ocorra alguma movimentação no seu processo.

Se alguém entrar em contato com você dizendo ser do INPI, já sabe: é golpe!

Venda de recursos contra indeferimento

Além de entrarem em contato, as empresas de má-fé podem te convencer a realizar o registro de marca com elas. Com o seu aval, realizam o processo de forma incorreta propositalmente, com o intuito de indeferir o seu pedido. Enfim, te vendem um outro serviço: recurso contra indeferimento.

O golpe no registro de marcas não para por aí! Além de ganharem uma nota com a venda do processo errado e do recurso extra, os golpistas ainda prometem seu dinheiro de volta. Tudo mentira!

O INPI não envia boletos de cobrança

A Guia de Recolhimento da União (GRU) é a taxa cobrada pelo INPI para dar entrada no processo de registro de marca. Para realizar o pagamento, você deve acessar o site do INPI e emitir a guia. Ou seja, nenhum boleto chegará na sua casa!

Além disso, nenhuma outra taxa é cobrada para sua marca continuar em vigor. Os únicos gastos que você terá correspondem aos honorários do escritório, taxa de pedido de registro de marca e taxa de emissão de certificado. Mensalidade, anuidade e outras demandas são cobranças indevidas e não devem ser pagas.

Portanto, para evitar cair no golpe do registro de marcas, pague somente as guias que você gerou no site do INPI. Nada além disso!

Promessas falsas de registro

Imagine que você deseja fazer o registro do nome “Coca-Cola” para a sua marca de refrigerantes. Obviamente, você não poderá registrar essa marca para este nicho de mercado, pois ela já existe! Nesse caso, os impostores se aproveitam da ingenuidade dos clientes e prometem que conseguirão obter o certificado oficial. Portanto, é preciso conhecer a legislação de marcas para evitar cair no golpe do registro de marcas!

Se for comprovada a imperícia ou má-fé do escritório, o cliente pode ter direito à restituição do valor pago e outras indenizações.

Faça o registro de marcas de forma segura conosco!

A melhor solução para evitar golpes, fraudes e outros problemas durante o registro da sua marca é contar com um escritório confiável. A Interação é uma empresa de marcas e patentes em SP com mais de 20 anos de experiência.

Nossa equipe é formada por advogados e Agentes de Propriedade Industrial (API) que auxiliam nossos clientes em todas as etapas, com o máximo de competência e qualidade. Atuamos em todo o Brasil. Confie no nosso trabalho!

Para realizar seu processo de consulta e registro de marcas, acesse nosso site. Lá, você dá início à pesquisa de marca gratuitamente. Aproveite!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Este artigo foi útil? Em nosso blog você encontra outros conteúdos exclusivos sobre o assunto. Veja como registrar uma marca no INPI e muito mais. Confira!

Posts Recentes Tags
Registre sua marca!

    Nome da Marca
    Nome
    Telefone

    *Em breve você receberá a pesquisa de sua marca.