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Google Meu Negócio: veja o que é e como usar

Google Meu Negócio

Entenda a importância de utilizar o Google Meu Negócio na captação de novos clientes, principalmente os que utilizam o buscador para encontrar negócios próximos de sua localização. 

As ferramentas digitais são aliadas importantes na busca por melhores resultados, tanto para grandes, médias e pequenas empresas. Aproveitar recursos digitais gratuitos pode ser a diferença entre alcançar ou não uma presença digital marcante.  

Nesse sentido, o Google se tornou muito mais do que um simples buscador para os empreendedores. Isso ocorre porque, nos últimos anos, a empresa de tecnologia está oferecendo meios assertivos para alcançar mais públicos. 

É o caso do Google Meu Negócio, confira:

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Google Meu Negócio: veja o que é e como usar (foto: Pixabay)

O que é o Google Meu Negócio? 

Lançado em 2014, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que coloca empresas no mapa, nesse caso, no Google Maps. Essa plataforma permite que o empreendedor crie um perfil de maneira gratuita, exibindo informações do seu estabelecimento.

É possível exibir os seguintes dados do empreendimento:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Produtos/Serviços;
  • Fotos;
  • E-mail;
  • Telefones;
  • Site.

E não é só por conta da exibição dessas informações que vale a pena contar com a ferramenta. 

O grande diferencial que o Google Meu Negócio oferece, de forma prática, é apresentar a sua empresa com destaque na primeira página de pesquisa do buscador, para internautas que realizam pesquisas específicas, como uma contabilidade, por exemplo.

Confira também 5 dicas para escolher os melhores fornecedores. 

O bloco destacado na pesquisa, onde os dados do perfil ficam, é chamado de Local Pack (Pacote local). Por conta da relevância, proximidade de quem está pesquisando e boas avaliações do perfil, o Google elenca uma ordem de empresas que fica na primeira posição da página, acima até dos links patrocinados. 

Isso ocorre porque o navegador tem como diretriz máxima a melhoria da experiência do usuário, não a divulgação de links patrocinados. E o melhor, por meio de uma ferramenta gratuita. 

Vale destacar que essa ação facilita a captação de possíveis novos clientes, principalmente aqueles que estão pesquisando sobre determinado produto, assunto ou até ramo de atuação. 

Está pensando em entrar nos shoppings virtuais (marketplaces)? 

Clique aqui e confira algumas dicas.

Como fazer um perfil na ferramenta:

  1. Acesse o site: google.com.br/business, depois basta fazer o login no canto superior direito (é necessário ter uma conta no Google, igualmente gratuita);
  2. Nas próximas páginas serão pedidas informações sobre a empresa, como local, entrega de produtos, categoria de negócio, entre outros;
  3. Antes de concluir, fique atento se você aceitou todas as sugestões do Google, como permitir que o nome empresarial apareça enquanto o usuário está  escrevendo, por exemplo;  
  4. Para divulgar a própria marca é fundamental ter registro sobre ela, do contrário, o seu negócio pode ser obrigado a trocar de nome,  ou até sofrer processos. 

Veja como registrar a sua marca de maneira simples.

Dica bônus para sua empresa:

Avaliações no Google Meu Negócio

Essa ferramenta também possibilita que usuários avaliem e comentem o perfil. Nesse sentido, o tempo de resposta e as avaliações geram um ranqueamento, quanto melhor a nota, mais bem posicionada a sua empresa estará nas pesquisas. 

Outro ponto importante é o registro de marca. Empresas sem registro no INPI, na prática, não têm direito de uso da própria marca.

Não arrisque as conquistas da sua empresa, clique aqui e comece a registrar a sua marca hoje.

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