Entenda a importância de utilizar o Google Meu Negócio na captação de novos clientes, principalmente os que utilizam o buscador para encontrar negócios próximos de sua localização.
As ferramentas digitais são aliadas importantes na busca por melhores resultados, tanto para grandes, médias e pequenas empresas. Aproveitar recursos digitais gratuitos pode ser a diferença entre alcançar ou não uma presença digital marcante.
Nesse sentido, o Google se tornou muito mais do que um simples buscador para os empreendedores. Isso ocorre porque, nos últimos anos, a empresa de tecnologia está oferecendo meios assertivos para alcançar mais públicos.
É o caso do Google Meu Negócio, confira:
O que é o Google Meu Negócio?
Lançado em 2014, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que coloca empresas no mapa, nesse caso, no Google Maps. Essa plataforma permite que o empreendedor crie um perfil de maneira gratuita, exibindo informações do seu estabelecimento.
É possível exibir os seguintes dados do empreendimento:
- Endereço;
- Horário de funcionamento;
- Produtos/Serviços;
- Fotos;
- E-mail;
- Telefones;
- Site.
E não é só por conta da exibição dessas informações que vale a pena contar com a ferramenta.
O grande diferencial que o Google Meu Negócio oferece, de forma prática, é apresentar a sua empresa com destaque na primeira página de pesquisa do buscador, para internautas que realizam pesquisas específicas, como uma contabilidade, por exemplo.
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O bloco destacado na pesquisa, onde os dados do perfil ficam, é chamado de Local Pack (Pacote local). Por conta da relevância, proximidade de quem está pesquisando e boas avaliações do perfil, o Google elenca uma ordem de empresas que fica na primeira posição da página, acima até dos links patrocinados.
Isso ocorre porque o navegador tem como diretriz máxima a melhoria da experiência do usuário, não a divulgação de links patrocinados. E o melhor, por meio de uma ferramenta gratuita.
Vale destacar que essa ação facilita a captação de possíveis novos clientes, principalmente aqueles que estão pesquisando sobre determinado produto, assunto ou até ramo de atuação.
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Como fazer um perfil na ferramenta:
- Acesse o site: google.com.br/business, depois basta fazer o login no canto superior direito (é necessário ter uma conta no Google, igualmente gratuita);
- Nas próximas páginas serão pedidas informações sobre a empresa, como local, entrega de produtos, categoria de negócio, entre outros;
- Antes de concluir, fique atento se você aceitou todas as sugestões do Google, como permitir que o nome empresarial apareça enquanto o usuário está escrevendo, por exemplo;
- Para divulgar a própria marca é fundamental ter registro sobre ela, do contrário, o seu negócio pode ser obrigado a trocar de nome, ou até sofrer processos.
Veja como registrar a sua marca de maneira simples.
Dica bônus para sua empresa:
Avaliações no Google Meu Negócio
Essa ferramenta também possibilita que usuários avaliem e comentem o perfil. Nesse sentido, o tempo de resposta e as avaliações geram um ranqueamento, quanto melhor a nota, mais bem posicionada a sua empresa estará nas pesquisas.
Outro ponto importante é o registro de marca. Empresas sem registro no INPI, na prática, não têm direito de uso da própria marca.
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