BLOG DA INTERAÇÃO
25Jul

Loja online: vale a pena criar um ecommerce para o meu negócio? 

Entenda quais questionamentos precisam ser respondidos antes de abrir uma loja online. E mais, confira as tendências do mercado brasileiro para essa modalidade.

A pandemia impulsionou o comércio eletrônico brasileiro, ação que possibilitou a conquista de mais um recorde em 2021. Os e-commerces nacionais faturaram 26,9% a mais em comparação ao ano anterior, segundo pesquisa da Neotrust, entidade encarregada de monitorar o setor. 

Contudo, diferente da pressa proporcionada pelo Coronavírus, o atual momento pede mais planejamento até de empresas que já estão no mercado há mais tempo, mas que ainda não desbravaram o universo das lojas onlines.

O momento certo de criar um ecommerce

Retirados os casos específicos, em que empreendimentos são destinados ao ambiente virtual — como os aplicativos, por exemplo —, é possível assegurar que uma loja virtual só faz sucesso quando a empresa física está bem estruturada. 

Nesse sentido, negócios que já estão no mercado há algum tempo, mas que ainda não desbravaram o mundo digital, precisam montar um planejamento detalhado antes de criar a sua loja virtual. 

Já para as empresas jovens, diversos especialistas do setor empresarial recomendam que o equilíbrio dos processos internos seja alcançado antes de abrir um ecommerce, visto que a ideia original não era voltada para o digital. 

Vale destacar que, ao contrário do que muitos pensam, possuir um site com opções de venda não é o mesmo que ter uma loja virtual. Montar um ecommerce demanda estratégia, visual atraente e, o mais importante, presença digital

Ecommerce Gab62888b0 1920

Loja online: vale a pena criar um ecommerce para o meu negócio? (Foto: Pixabay)

Confira 4 dicas antes de abrir a loja virtual: 

  • Logística das novas operações:

Analise quais pontos deverão mudar, além do quanto será necessário investir, para atender e suprir a nova quantidade de demandas onlines. Esperar o fluxo aumentar para implementação de mudanças costuma gerar graves problemas, como a perda de clientes. 

  • Visual da marca:

O mundo digital tem um forte apelo visual. Marcas com visuais chamativos têm mais chance de ficarem gravadas na mente do público. Assim, vale refletir se a linguagem estética está alinhada com esse novo momento da empresa: o lançamento da sua loja virtual. 

  • Canais de comunicação com o cliente:

Possuir uma loja online pede um atendimento diversificado. Afinal, da mesma maneira que um comprador de loja física vai até o estabelecimento para resolver um problema, o consumidor virtual busca a loja virtual para solucionar a sua questão. Oferecer meios de atendimento fora do ambiente virtual pode gerar desgastes. 

  • Registro da marca para utilização:

Pela legislação, empresas sem registro de marca não têm direito de uso sobre ela, tanto no ambiente virtual quanto no físico. Fator que pode gerar processos e graves consequências. Nesse sentido, é necessário registrar a marca logo após a definição dos produtos/serviços de um empreendimento. 

Registre a sua marca de maneira simples. 

Mais dicas para montar uma loja online de sucesso

Estratégia: não adianta generalizar o público do seu negócio. Possuir estratégias direcionadas para determinado público-alvo, atraindo e conectando clientes, costuma gerar mais conversões do que ações aleatórias. 

Visual atraente: a linguagem estética empresarial se tornou tão, ou até mais, importante do que a linguagem escrita na Web. Assim, ter um visual que agrade os principais públicos se transformou em algo indispensável na construção de um ecommerce de sucesso. 

Presença digital: aproximar-se dos clientes é um dos muitos benefícios que as redes sociais e a Web proporcionam, no entanto, fazer isso é uma escolha. Desenvolver conteúdos interessantes para o público-alvo, além de ações exclusivas, atrai e fideliza consumidores, tornando a empresa uma referência no assunto. 

Vale destacar que, antes de aplicar essas dicas, confirme se a sua marca já está protegida pela lei.

Saiba mais sobre como registrar a sua marca.

Secretary G01e8900ec 1920

Loja online: vale a pena criar um ecommerce para o meu negócio? (Foto: Pixabay)

Posts Recentes Tags
Consulte sua marca gratuitamente!

    Nome da Marca
    Nome
    Telefone

    *Em breve você receberá a pesquisa de sua marca.