Por que marketplaces estão exigindo o registro de marca dos parceiros?

Registro Dafiti

Saiba o porquê de gigantes do comércio eletrônico, como a Dafiti e a Amazon, estarem promovendo e até exigindo o registro de marcas de seus parceiros.

Grandes lojas do mercado eletrônico, que permitem negócios de outros vendedores e compradores no próprio site, são conhecidas como marketplaces (na tradução livre do inglês: “mercados”). 

E para participar desses verdadeiros shoppings virtuais são exigidas determinadas proteções, entre elas, o registro de marca tem ganhado espaço e importância diante dos marketplaces. 

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Por que marketplaces estão exigindo o registro de marca dos parceiros? (Foto: pixabay)

Por que alguns marketplaces estão exigindo o registro?

Empresas que não têm suas marcas registradas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), na prática, não possuem direitos sobre a marca. Isso ocorre por diversas razões, a principal delas é a possibilidade de que outra instituição já tenha registrado uma marca similar. 

Veja mais informações sobre o INPI.

Assim, a empresa que está usando uma marca já registrada pode sofrer processos e penalidades, em outras palavras: prejuízos. 

Já os marketplaces que abrigam essas marcas sem registros, por consequência, também podem sofrer despesas, pois a possibilidade de vinculação no processo existe, principalmente pelo fato da comercialização ser intermediada por esses shoppings virtuais. 

Confira como registrar a sua marca sem dor de cabeça. 

Dafiti e Amazon já estão promovendo ações em busca do registro dos parceiros. 

Considerada pelos especialistas como o maior marketplace do mundo, que movimenta mais de R$ 8 trilhões por ano, a Amazon já promove o registo de seus parceiros pelo programa Brand Registry, que orienta e incentiva esses colaboradores a conquistar o registro. 

Vale destacar que o programa não substitui o registro de marca federal, regulamentado pelo INPI. 

O Grupo Dafiti, considerado um dos maiores marketplaces de moda e lifestyle da América Latina, já estabeleceu o registro de marca como diretriz para vendedores que buscam comercializar produtos por meio de sua loja virtual. 

Esses critérios deverão se tornar obrigatórios para a maioria dos marketplaces em um futuro muito próximo, pois o registro de marca protege não apenas quem intermedeia a venda, mas quem a efetua também. 

Mais perigos da falta de registro de marca.

Além de processos e multas que geram prejuízos, uma empresa que usa a marca registrada por outra instituição, sem a autorização de utilização do INPI, pode ser obrigada pelo órgão a trocar todos os elementos empresariais, como o próprio nome, por exemplo. 

Essa ação resulta na perda de reputação e, por consequência, de clientes. 

Não arrisque as conquistas da sua empresa, clique aqui e comece a registrar a sua marca hoje.

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