(Foto/Reprodução: Reuters – Site BBC . Acesso em 10/12/2020)
De acordo com uma investigação feita pelo jornal “South China Morning Post”, com base nos dados do governo chinês, a primeira infecção pelo coronavírus no país foi datada no dia 17 de novembro de 2019. Desde então, a China se manteve voltada à criação de recursos para imunização da população mundial. Atualmente, a CoronaVac, desenvolvida no país, está entre as vacinas contra a Covid-19 em fase final de testes.
À luz desse contexto, criamos este artigo para informar sobre as diferenças entre as vacinas criadas, o calendário de aplicações pelo mundo e muito mais! Boa leitura.
Conheça as vacinas contra a Covid-19 em destaque
As vacinas contra a Covid-19 se destacam nesta fase final de testes. Elas são:
- Oxford-AstraZeneca;
- Pfizer-BioNtech;
- Sinovac (CoronaVac);
- Janssen-Cilag.
Diferenças
Segundo o Cofen, Conselho Federal de Enfermagem, as vacinas listadas acima se diferenciam em função dos seguintes aspectos:
- preço;
- temperatura de conservação;
- eficácia;
- doses compradas.
Compras e plano de vacinação no Brasil
No dia 2 de dezembro deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou a MP que considera a liberação de quase R$ 2 bilhões para a compra da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford , com a farmacêutica AstraZeneca. Neste caso, a Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, fica encarregada de prosseguir com o processamento do modelo em execução.
Já na noite da primeira segunda-feira deste mês, dia 7 de dezembro, o Ministério da Saúde anunciou acordo para a compra das vacinas contra Covid-19 da farmacêutica Pfizer. A intenção de compra no tratado consiste em 70 milhões de doses com fornecimento previsto para 2021.
O Governo de São Paulo já manifestou o propósito de dar início à imunização a partir do dia 25 de janeiro de 2021. A vacina escolhida é a CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que tem vínculo com o governo paulista. Contudo, a eficácia completa do imunizante não foi comprovada até então.
Corrida contra a Covid-19: calendário de imunização em massa
Os primeiros países que buscam imunizar a população com as vacinas contra a Covid-19, além do Brasil, são:
- Rússia;
- Reino Unido;
- Alemanha;
- Bulgária;
- Portugal;
- EUA;
- Canadá.
Dentre eles, o Reino Unido se destaca por ter sido o 1º país a certificar a eficácia do imunizante executado pela Pfizer por meio de aprovação. Já a Rússia, no mesmo contexto, se caracteriza por ter sido o primeiro país a iniciar, de fato, a imunização em massa com a Sputnik V, que também está entre as vacinas contra a Covid-19. Por fim, os EUA receberam o aval para iniciar a vacinação da população norte-americana a partir do dia 14 de dezembro.
É válido destacar que a vacinação tem característica voluntária e gratuita em todos os países listados acima.
Avanço na autorização da Anvisa: Janssen e Pfizer
Janssen e Pfizer são empresas que estão desenvolvendo vacinas contra a Covid-19. Ambas solicitaram à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Certificação de Boas Práticas de Fabricação.
Esta certificação, por sua vez, comprova a capacidade de produção e manutenção da qualidade requerida, de acordo com o padrão contido no registro do fabricante. Sendo assim, segundo o regulamento da Anvisa, essa solicitação consiste em uma das etapas para a autorização de uso emergencial ou garantia de registro.
Outras companhias que entraram na fase 3 dos testes, AstraZeneca e Sinovac, já fizeram a solicitação do certificado e foram aprovadas na inspeção da Anvisa. Por conta disso, se espera que o parecer final sobre as vacinas contra a Covid-19 fabricadas por elas seja emitido até o final de dezembro.
O Instituto Butantan alterou a estratégia de aprovação da CoronaVac junto à Anvisa. O relatório contendo o resultado dos testes já realizados aqui no Brasil estava com envio previsto para dia 15 de dezembro, terça-feira, no entanto o adiamento prorrogou a data para 23 de dezembro. O órgão precisa aprovar o uso do imunizante para que a vacina comece a ser distribuída em São Paulo.
Interação Marcas e Patentes: nosso compromisso ético
Ao longo deste artigo listamos informações procedentes sobre as vacinas a contra Covid-19 que estão sendo executadas com o propósito de imunizar a população global com ênfase no Brasil.
Nossa empresa reconhece a importância da validação das invenções desenvolvidas pela indústria farmacêutica para o combate à pandemia. Nos solidarizamos com as famílias que perderam entes queridos vítimas da Covid-19 e desejamos que em breve bons resultados sejam observados.
A Interação Marcas e Patentes trabalha com diversas opções de registro junto ao INPI e demais entidades legais. Somos uma empresa de marcas e patentes em SP, registro de patentes e marcas e escritório de direitos autorais. Entre em contato conosco para obter mais informações, tirar dúvidas ou agendar uma pesquisa de marcas e patentes!
Em nosso blog, encontre mais conteúdos com temas relacionados à importância da proteção de propriedade industrial no exterior, direitos autorais e muito mais.
Links úteis: consulta registro de marcas e patentes; consulta registro de marcas; consulta de patente.