BLOG DA INTERAÇÃO
05Fev

Entenda o que é Segredo Industrial e para que serve!

Você conhece o Segredo Industrial? Sabe o que significa e para que serve? Essa é uma ferramenta estratégica de negócios. Funciona como um tipo de proteção de invenção. Utilizando essa técnica, você garante uma maior chance de seu produto ou invenção não ganhar similares no mercado.

Acontece que o Segredo Industrial possui alguns aspectos especiais, os quais muitas pessoas desconhecem. Por isso, nós da Interação Marcas e Patentes montamos este artigo. Aqui, iremos te explicar mais sobre o que é e como funciona o Segredo Industrial. Continue lendo e entenda!

O que é Segredo Industrial?

O Segredo Industrial de um produto, marca ou empresa é uma informação sigilosa sobre algum aspecto dela. Geralmente, esse mistério é o que garante o sucesso e uma certa vantagem em relação aos concorrentes. Esse segredo é o que diferencia uma marca da outra. Por exemplo: a receita do famoso “molho da casa” de uma lanchonete. Dificilmente essa receita será amplamente conhecida. Assim ela se torna especial.

Na maioria das vezes, apenas quem produz tem conhecimento pleno da receita. Mantendo-se então um Segredo Industrial. O público geral não deve conhecer e nem decifrar o enigma da sua realização. Dessa forma, a invenção é protegida de possíveis reproduções. Permanecendo, portanto, distinguível e única.

Para que serve?

Muitas vezes o modo de produção, a combinação de ingredientes ou uma tecnologia não podem ser patenteadas. Ou, em outros casos, uma empresa prefere manter em sigilo sua singularidade por mais tempo. Assim, seu segredo estaria a salvo por um período ainda maior do que a duração da patente. Sendo que:

  • Patentes de invenção tem validade de até 20 anos;
  • Patentes de modelos de utilidade possuem validade de 15 anos.

Dessa forma, é preciso que a empresa saiba como proteger seu legado. Assim surge o Segredo Industrial. Essa é uma estratégia de proteção industrial, a qual irá preservar um “patrimônio”. Ela é uma proteção de invenções de caráter confidencial, que pretende manter o diferencial de um produto em sigilo. As vantagens de garantir a confidencialidade são:

  • Garante valor competitivo em relação às outras marcas;
  • assegura que você possui um diferencial e singularidade;
  • exclusividade na comercialização;
  • atrai investidores e, ao mesmo tempo, compradores.

Caso Coca-Cola

Você sabia que a Coca-Cola não possui patente da fórmula? Caso tivesse, após 20 anos a patente de invenção da fórmula da bebida cairia em domínio público. Desta maneira, todos poderiam ter acesso à invenção mais valiosa da companhia. Ciente disso, a empresa optou por manter o Segredo Industrial.

Como utilizar essa estratégia?

A partir do que foi exposto anteriormente, foi possível entender qual a importância do Segredo Industrial para uma empresa. Por isso, é importante que, quem possui este tipo de produto e pretende protegê-lo, entenda como fazer. Veja!

Contrato

O criador ou dono de um know-how, ou modus operandi, tem a possibilidade de criar um contrato de confidencialidade. Com isso, a tecnologia de produção fica protegida de cópias ou surgimento de similares.

Sendo esse o fator que diferencia um produto do outro, o criador pode pedir sigilo aos contribuintes e pedi-los para assinar um contrato. Dessa forma, se uma informação desse processo passar a ser de conhecimento geral, ele poderá pedir o auxílio da lei. Uma divulgação interna de um sigilo contratual é considerada Concorrência Desleal.

Segurança da Informação

Nos dias de hoje, existe uma possibilidade maior de que informações sejam vazadas. A tecnologia e a internet aumentaram a vulnerabilidade das empresas. Para que sigilos não corram risco de divulgação, existem empresas especializadas no serviço de Segurança da Informação.

Essas empresas garantem que informações que não devem ser divulgadas caiam em mãos erradas. Impedem que dados sejam vazados e que pessoas não autorizadas tenham acesso a informações sigilosas e importantes. Com isso, ajudam a evitar a espionagem industrial.

Posso registrar o meu segredo?

Uma marca, patente, entre outras várias invenções, podem ser registradas. Dessa forma, não poderão haver cópias delas (pelo menos enquanto a validade do registro não estiver expirado). Um Segredo Industrial, no entanto, não pode ser registrado. Ele não pode ser patenteado, já que não diz respeito a uma criação específica. É preciso que o criador, a marca ou empresa lidem com a questão de acordo com as estratégias citadas anteriormente.

Conte com a Interação para proteger a sua marca!

Nós auxiliamos no Registro no INPI e trabalhamos com marcas, patentes, domínio de internet, desenho industrial, entre outros. Precisando de um de nossos serviços? Entre em contato!

Posts Recentes Tags
Registre sua marca!
Nome da Marca
Nome
Telefone
*Em breve você receberá a pesquisa de sua marca.