Tentou fazer seu registro de marca e recebeu o status: “aguardando exame de mérito”? Por mais que muitas dúvidas possam surgir neste momento, o procedimento é básico. Esta frase mostra que sua solicitação está sujeita ao exame de mérito. Ainda não entendeu? Prossiga a leitura deste artigo! Vamos tratar sobre a definição deste termo e quando deve ser solicitado.
Entenda mais a respeito do exame de mérito
Definição
O exame de mérito é feito antes do parecer do examinador, o qual poderá ser convertido em deferimento ou indeferimento. Havendo o deferimento, abre-se o prazo de 60 dias para recolhimento do primeiro decênio, onde então há a concessão da marca e a posterior emissão do certificado.
Solicitação
Como foi dito acima, o exame está proposto como uma fase do processo de registro de marca. Isso prevê que ele seja solicitado por empreendedores que buscam oficializar a marca. Deste modo, representa uma maneira de testificar a existência desta e, consequentemente, de suas propriedades.
Análise
O principal ponto do exame de mérito não é verificar se há documentação faltando. E, sim, avaliar perante históricos e pedidos com anterioridade se não há pedidos de marcas ou marcas concedidas anteriormente que possam ser impeditivos ao pedido de depósito da sua marca. A falta de documentação pode acarretar em exigências do INPI, o qual deverá ser cumprido antes do prosseguimento do exame de mérito.
Vale destacar que o INPI define também se todos os objetos que fazem parte do exame estão de acordo com o que prevê a Lei da Propriedade Industrial .
Tempo para a certificação
Embora pareça simples, o exame constitui parte do processo burocrático. Visto isso, em muitos casos, pode ficar submetido à quantidade de demanda recebida pelo INPI. Dessa maneira, não existe um período predeterminado para que seja realizado. Por isso, o empreendedor não deve assustar-se caso receba o status “aguardando exame de mérito” no portal do Instituto.
Em média, o prazo para deferimento ocorre em cerca de 6 a 12 meses. Isso se não houver nenhum impeditivo durante o exame de mérito.
Fases subsequentes
Uma vez que o INPI verifica que os dados levantados durante a fase de análise estão de acordo, existirão etapas posteriores para dar prosseguimento ao registro de marcas. Ao final destas, ele poderá ser completamente deferido, deferido parcialmente ou indeferido. Contudo, o registro oficial só ocorre no primeiro caso. Nos demais, o titular deverá entrar com recurso para que iniciar outra etapa de julgamento.
Portanto, as possíveis situações a serem verificadas no exame de mérito são:
- exigência;
- sobrestamento;
- deferimento;
- deferimento parcial;
- indeferimento.
Conte com a Interação Marcas e Patentes!
Deseja dar início ao exame de mérito da sua empresa? Com a Interação Marcas e Patentes você realiza a consulta de registro de marca, registro de marcas e patentes em São Paulo e consulta de patente de forma simples. Conte com um escritório de direitos autorais e tenha-os resguardados.
No nosso blog, não deixe de conferir o conteúdo exclusivo que já produzimos para você. Lá estão:
- Pretende começar um negócio? Descubra o que é necessário! ;
- Startup 2020: quais modelos pretendem revolucionar?.
Links úteis: escritório de propriedade intelectual; marcas e patentes em são paulo; empresa de marcas e patentes SP