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21Dez

Marca mista: O que é? Confira alguns exemplos

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de realizar o registro, pois não sabem como associar um nome a uma representação visual.

Nesse cenário, a marca mista é uma excelente alternativa para garantir a segurança da representação e nome do estabelecimento.

Você também irá notar que diversas empresas multinacionais também fazem o uso da marca mista em suas identidades.

Isso favorece o relacionamento com o público e potencializa muito as campanhas de divulgação, pois facilita a fixação da imagem de uma empresa.

Mas, afinal, realizar esse registro no INPI é vantajoso? Quais os exemplos mais famosos de marca mista no mercado? Além disso, por onde começar para registrar também? Acompanhe este conteúdo e entenda todos esses tópicos.

O que é uma marca?

Marca é um conjunto de elementos, visuais ou não, que representam o produto ou serviço comercializado pela empresa.

Pode-se dizer que o elemento padronizado que lembra o consumidor de seu negócio é vista como uma marca.

Geralmente, ela é composta por elementos textuais, como nomes, termos ou símbolos. Combinados a eles, algumas marcas também possuem designs ou ilustrações consistentes e simples, fáceis de se memorizar.

O INPI (Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial) é responsável pelos registros dessas representações.

Por isso, sempre que uma empresa deseja atribuir uma marca única às suas comercializações, pode registrá-la em seu ramo de atividade.

Você pode se interessar também por: Diferença entre marca e patente: entenda!

O que é uma marca mista?

A marca mista é uma representação com grafias em elementos que remetem ao nome da marca. Isso também pode ser acompanhado à elementos visuais como figuras, que também pode ser denominado logotipo.

Assim, pode-se dizer que é o conjunto elementos que remetem ao produto ou serviço oferecido pela empresa, bem como suas características. Nesse caso, podem apresentar:

Assim, a marca mista comumente é um símbolo que contém a representação escrita da marca, somada a outras características visuais. É simplesmente o nome da organização em uma apresentação mais simples e figurativa.

Exemplos de marca mista

Muitas marcas familiares em nosso dia a dia servem para exemplificar, na prática, o funcionamento da marca mista.

Vale ressaltar que é obrigatório que a escolha do símbolo e nome apresentem distintividade, sem termos e formas genéricas. Confira abaixo algumas implementações adequadas de marca mista:

1. Microsoft

Dificilmente a imagem da janela com as cores da Microsoft está acompanhada sem seu nome. A padronização dessa representação nominal e sua posição em relação ao símbolo representam uma marca mista para a empresa.

Microsoft Logotipo

2. Tesla

Outro exemplo é a marca de carros elétricos que acompanha o símbolo e uma estilização única em seu nome. Além disso, as cores vermelha e branca também fazem parte do logotipo dessa organização.

Tesla Logo

3. Google

Esse exemplo é bem interessante quando pensamos em uma estilização maior da marca, sem símbolos ou outros designs. As cores também fazem parte da marca mista, e no caso da Google, formam uma identidade muito simples e memorável.

4. KFC

Abreviações também são perfeitamente possíveis na representação de marcas mistas. A Kentucky Fried Chicken (KFC), por exemplo, trabalha com o design acompanhado da abreviação da marca, em vermelho e branco:

Kfc Marca Mista

Importância do Registro de Marca Mista

Com o registro de uma marca mista, não há a necessidade de realizar os registros de nome, e posteriormente de um logotipo.

No INPI, ambos podem ser registrados de uma só vez, sem a necessidade de acompanhar duas solicitações.

Outro ponto importante é que a marca mista é extremamente distintiva entre as empresas.

Por isso, o registro possibilita que o seu cliente reconheça individualmente seu produto ou serviço, com muito mais facilidade.

Comunicar a visão, missão e valores de uma instituição também é um processo favorecido ao desenvolver um logotipo.

Para isso, o registro garante a segurança e impossibilita cópias ou plágios na identidade de sua empresa.

Quais os tipos de registro de marca?

Especialmente para os pequenos negócios, o registro de marcas se tornou extremamente comum. As solicitações ao INPI cresceram em 75% para médias e pequenas empresas em 2021, totalizando 82 mil pedidos no primeiro semestre.

O que pode passar despercebido são as diferentes modalidades de registro de marcas no Brasil. Além do registro de marca mista, pessoas e empresas também podem cadastrar:

  • Marcas nominativas — somente com o nome do negócio;
  • Marcas figurativas — somente com a imagem ou figura da marca;
  • Marcas tridimensionais — utilizadas em embalagens, por exemplo.

Confira também: Modelos de marcas: qual deles melhor corresponde à sua empresa?

Registro da marca no INPI

Para registrar uma marca mista, o primeiro passo é realizar uma consulta no INPI, para identificar se ela ainda não está registrada.

O processo até ter o registro da marca no instituto pode se estender até anos, então é fundamental acompanhar o progresso de cada uma das etapas.

Vale ressaltar que, quando ocorrem problemas relacionados à plágio, por exemplo, a parte que realiza a solicitação e arca com as taxas do cadastro primeiro possui propriedade sobre a marca.

Por isso, mesmo antes da confirmação, a propriedade já é do solicitante ao decorrer do processo. Se você deseja registrar uma marca, portanto, faça a consulta dela hoje mesmo e prossiga com seu pedido até a aprovação.

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Conclusão

Garantir a viabilidade e originalidade da identidade de uma empresa é essencial para que seu relacionamento com o público seja melhorado.

Por isso, a marca mista é uma das opções de registro existentes, unindo o elemento nominal ao gráfico, em um modelo de registro muito mais simples.

As empresas que adotam essa representação são as mais diversas, presentes em vários segmentos. Isso porque a utilização de elementos gráficos simples e da nomenclatura da organização facilitam a memorização do público.

Conte com a Interação Marcas e Patentes se você deseja fazer parte das empresas que possuem uma logotipo registrada! Dessa maneira, você garante o contato com o público e a preservação de uma identidade na organização!

Confira também: R de marca registrada: saiba quando sua empresa pode usar!

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