Muitas pessoas têm dúvidas na hora de realizar o registro, pois não sabem como associar um nome a uma representação visual.
Nesse cenário, a marca mista é uma excelente alternativa para garantir a segurança da representação e nome do estabelecimento.
Você também irá notar que diversas empresas multinacionais também fazem o uso da marca mista em suas identidades.
Isso favorece o relacionamento com o público e potencializa muito as campanhas de divulgação, pois facilita a fixação da imagem de uma empresa.
Mas, afinal, realizar esse registro no INPI é vantajoso? Quais os exemplos mais famosos de marca mista no mercado? Além disso, por onde começar para registrar também? Acompanhe este conteúdo e entenda todos esses tópicos.
O que é uma marca?
Marca é um conjunto de elementos, visuais ou não, que representam o produto ou serviço comercializado pela empresa.
Pode-se dizer que o elemento padronizado que lembra o consumidor de seu negócio é vista como uma marca.
Geralmente, ela é composta por elementos textuais, como nomes, termos ou símbolos. Combinados a eles, algumas marcas também possuem designs ou ilustrações consistentes e simples, fáceis de se memorizar.
O INPI (Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial) é responsável pelos registros dessas representações.
Por isso, sempre que uma empresa deseja atribuir uma marca única às suas comercializações, pode registrá-la em seu ramo de atividade.
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O que é uma marca mista?
A marca mista é uma representação com grafias em elementos que remetem ao nome da marca. Isso também pode ser acompanhado à elementos visuais como figuras, que também pode ser denominado logotipo.
Assim, pode-se dizer que é o conjunto elementos que remetem ao produto ou serviço oferecido pela empresa, bem como suas características. Nesse caso, podem apresentar:
- estilos;
- cores;
- formas;
- símbolos;
- o próprio nome registrado da marca.
Assim, a marca mista comumente é um símbolo que contém a representação escrita da marca, somada a outras características visuais. É simplesmente o nome da organização em uma apresentação mais simples e figurativa.
Exemplos de marca mista
Muitas marcas familiares em nosso dia a dia servem para exemplificar, na prática, o funcionamento da marca mista.
Vale ressaltar que é obrigatório que a escolha do símbolo e nome apresentem distintividade, sem termos e formas genéricas. Confira abaixo algumas implementações adequadas de marca mista:
1. Microsoft
Dificilmente a imagem da janela com as cores da Microsoft está acompanhada sem seu nome. A padronização dessa representação nominal e sua posição em relação ao símbolo representam uma marca mista para a empresa.
2. Tesla
Outro exemplo é a marca de carros elétricos que acompanha o símbolo e uma estilização única em seu nome. Além disso, as cores vermelha e branca também fazem parte do logotipo dessa organização.
3. Google
Esse exemplo é bem interessante quando pensamos em uma estilização maior da marca, sem símbolos ou outros designs. As cores também fazem parte da marca mista, e no caso da Google, formam uma identidade muito simples e memorável.
4. KFC
Abreviações também são perfeitamente possíveis na representação de marcas mistas. A Kentucky Fried Chicken (KFC), por exemplo, trabalha com o design acompanhado da abreviação da marca, em vermelho e branco:
Importância do Registro de Marca Mista
Com o registro de uma marca mista, não há a necessidade de realizar os registros de nome, e posteriormente de um logotipo.
No INPI, ambos podem ser registrados de uma só vez, sem a necessidade de acompanhar duas solicitações.
Outro ponto importante é que a marca mista é extremamente distintiva entre as empresas.
Por isso, o registro possibilita que o seu cliente reconheça individualmente seu produto ou serviço, com muito mais facilidade.
Comunicar a visão, missão e valores de uma instituição também é um processo favorecido ao desenvolver um logotipo.
Para isso, o registro garante a segurança e impossibilita cópias ou plágios na identidade de sua empresa.
Quais os tipos de registro de marca?
Especialmente para os pequenos negócios, o registro de marcas se tornou extremamente comum. As solicitações ao INPI cresceram em 75% para médias e pequenas empresas em 2021, totalizando 82 mil pedidos no primeiro semestre.
O que pode passar despercebido são as diferentes modalidades de registro de marcas no Brasil. Além do registro de marca mista, pessoas e empresas também podem cadastrar:
- Marcas nominativas — somente com o nome do negócio;
- Marcas figurativas — somente com a imagem ou figura da marca;
- Marcas tridimensionais — utilizadas em embalagens, por exemplo.
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Registro da marca no INPI
Para registrar uma marca mista, o primeiro passo é realizar uma consulta no INPI, para identificar se ela ainda não está registrada.
O processo até ter o registro da marca no instituto pode se estender até anos, então é fundamental acompanhar o progresso de cada uma das etapas.
Vale ressaltar que, quando ocorrem problemas relacionados à plágio, por exemplo, a parte que realiza a solicitação e arca com as taxas do cadastro primeiro possui propriedade sobre a marca.
Por isso, mesmo antes da confirmação, a propriedade já é do solicitante ao decorrer do processo. Se você deseja registrar uma marca, portanto, faça a consulta dela hoje mesmo e prossiga com seu pedido até a aprovação.
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Conclusão
Garantir a viabilidade e originalidade da identidade de uma empresa é essencial para que seu relacionamento com o público seja melhorado.
Por isso, a marca mista é uma das opções de registro existentes, unindo o elemento nominal ao gráfico, em um modelo de registro muito mais simples.
As empresas que adotam essa representação são as mais diversas, presentes em vários segmentos. Isso porque a utilização de elementos gráficos simples e da nomenclatura da organização facilitam a memorização do público.
Conte com a Interação Marcas e Patentes se você deseja fazer parte das empresas que possuem uma logotipo registrada! Dessa maneira, você garante o contato com o público e a preservação de uma identidade na organização!
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