Blog Interação

Modelos de marcas: qual deles melhor corresponde à sua empresa?

Mulher feliz com celular na mão conhecendo os modelos de marcas

Vamos propor a seguinte situação: ontem você passeou no shopping, comeu no Mc Donald’s, tomou uma Coca-cola bem gelada, foi à loja da Centauro e comprou um tênis da Nike. No final da tarde, ligou para o seu companheiro(a) do seu Iphone, pagou um chocolate Toblerone para seu filho nas Lojas Americanas, entrou no seu Volkswagen e foi para casa descansar. Diversos modelos de marcas estão presentes nesse exemplo, você sabia? Então, se ainda resta alguma dúvida sobre qual deles melhor corresponde à sua marca, este artigo poderá te ajudar! Prossiga a leitura!

4 modelos de marcas que você precisa conhecer!

Como já dissemos aqui no blog, o registro de marca no INPI é imprescindível para que seu símbolo distintivo seja formalizado legalmente. A partir disso, você deve estar se perguntando: “Mas como defino o modelo da minha marca quando for fazer o pedido de registro?”. Calma, não é o “problemão” que parece ser! Nossa empresa de registro de patentes e marcas pode te ajudar. Na sequência, veja as informações que separamos sobre modelos de marcas e dê um fim às dúvidas sobre o tema.

1 – Marca nominativa

Palavras, letras ou números combinados que formam neologismos são a principal característica das marcas nominativas. Seguindo o exemplo que deixamos anteriormente, a marca das Lojas Americanas pode ser classificada como nominativa dentre os modelos que citaremos neste artigo.

Lojas americanas são dos modelos de marcas nominativas

Fonte: Exame. Acesso em 26/05/2021 às 11:15

2- Marca figurativa

Em segundo lugar, as marcas figurativas são constituídas por desenho, imagem ou figura estilizada (letra ou número).

Dessa maneira, se difere dentre os modelos de marcas na medida em que pode ser feita a partir de um ideograma de línguas. Neste caso, em exclusivo, o registro é feito no INPI para o ideograma em si, mas não para a palavra na qual ele representa. Ficou claro?

Tem ideia de alguma marca que pode ser classificada como figurativa? Ainda seguindo o exemplo que demos no início deste artigo, a maçã mordida da Apple pode compreendê-la como uma marca figurativa!

3- Marca mista

O Mc Donald’s tem uma marca mista! Existe a combinação entre elementos nominativos e figurativos. Em outros casos, a marca mista também pode apresentar figuras e escrita estilizadas. Portanto, dentre os modelos de marcas este é o mais abrangente.

4- Marca tridimensional

Por último, as marcas tridimensionais são classificadas dessa maneira de acordo com a forma física. Ou seja, embalagem ou a própria característica do produto. Por conta disso, é fundamental que ela seja distintiva e não esteja associada a efeitos técnicos.

Segundo o exemplo que deixamos no começo deste artigo, a marca de chocolate Toblerone é distinguida como tridimensional. Tanto o produto quanto a embalagem dele seguem o formato triangular.

Tloberone é um dos modelos de marcas tridimensionais

Fonte: Wikipedia. Acesso em 26/05/2021 às 11:40

Registre sua marca com a Interação Marcas e Patentes!

Deu fim às dúvidas neste artigo sobre modelos de marcas? Entre em contato com a nossa equipe para mais informações! Trabalhamos com diversas opções de registros no INPI para que você possa proteger seu patrimônio!

Continue aprimorando seu conhecimento a respeito do tema em nosso blog. Leia sobre como criar uma marca de sucesso, saiba o que significa cotitularidade e descubra os tipos de marcas de acordo com o grau de distintividade!

Links Úteis: escritório de propriedade intelectual; consulta registro de marca; consulta registro de marcas e patentes; empresa de marcas e patentes SP;

Informe seus dados para ser redirecionado ao nosso atendimento