Negócio de valor: entenda como o perfil da marca influencia

transforme sua marca em um negócio de valor

Hoje, mais do que nunca, o marketing está completamente atrelado a relacionamento. O que antes se tratava de uma base de estratégias de divulgação, hoje cedeu espaço para a construção de personalidade. Por consequência, o cliente tende a se aproximar da marca como se ela fosse uma amiga que soluciona as questões que ele apresenta. No entanto, uma série de desafios são vistos na busca de manter postura exclusiva no mercado de atuação. Prossiga a leitura para entender como transformar sua marca em um negócio de valor e conquistar mais espaço na mente do consumidor!

Negócio de valor: 5 arquétipos que auxiliam sua marca!

Um levantamento feito pela Accenture Strategy, designado “Global Consumer Pulse”, revelou que os consumidores atuais preferem comprar com empresas que tenham propósitos alinhados com os costumes deles. Com isso, as marcas “neutras” são dispensadas durante o processo de decisão de compra.

No Brasil, 87% dos entrevistados afirmaram que optam por marcas transparentes. Isto é, aquelas que transmitem as informações sobre testes em animais e composição dos produtos, por exemplo.

Visto isso, chegamos a um ponto interessante sobre o aspecto de um negócio de valor: personalidade e perfil de marca. A composição destes itens é feita a partir do arquétipo de marca. Este trata-se de um conjunto capaz de criar uma história e repertório em torno da proposta de representação da marca no mercado. Pontuamos alguns deles a seguir.

1- Inocente

Em primeiro lugar, o arquétipo de inocente transmite a ideia que sua marca investe em pureza e simplicidade. Deste modo, o arquétipo inocente identifica uma marca que busca por soluções simples e transparentes como as características do perfil que gostaria de representar na mente do consumidor.

2- Explorador

Seu negócio de valor também pode servir como uma ponte entre o consumidor e o mundo. Ser explorador, desta maneira, afirma que sua marca preza pela liberdade, vontade de ser feliz e busca pela paz.

Em geral, o arquétipo explorador é encontrado em marcas de carro ou empresas de turismo, por exemplo.

3- Herói

Em terceiro lugar, a marca que assume um perfil de herói prega que força de vontade e desafios fazem parte da vida. Com isso, elas transmitem a sensação de coragem nos aspectos comunicacionais das campanhas.

Esta personalidade é vista em marcas ligadas aos esportes e à limpeza.

4- Mago

Agora, se existe a busca por um negócio de valor que fuja do lugar comum, o perfil mago é o melhor a ser investido. Diferentemente dos outros aspectos, este representa mistério e parte para o campo da abstração sobre o uso dos produtos. Por conta disso, algumas informações do aspecto comunicacional podem passar a fazer sentido apenas para o público que já conhece o estilo da marca.

Empresas que comercializam energéticos, por exemplo, usam a estratégia do arquétipo mago.

5- Pessoa comum

Uma marca que deseja imprimir a ideia de pessoa comum tem como objetivo fazer aproximação com o público de igual para igual. Deste modo, a ligação entre empresa e consumidor ocorre de forma democrática, onde ambas as partes são favorecidas.

A ideia aumenta a capacidade de engajamento, fortalecimento de marca e adaptação à sociedade sem que seja necessário exaltar grandes promessas.

O arquétipo de pessoa comum da sua marca aumenta a capacidade de simpatia na estratégia comunicacional.

Defenda os interesses da sua marca de forma correta!

Seu negócio de valor será estável caso os interesses sejam defendidos corretamente. Para isso, implante um dos arquétipos citados neste artigo e não se esqueça de resguardar suas propriedades intelectual e industrial com a Interação Marcas e Patentes.

Nossa empresa já atua há mais de duas décadas neste mercado. Nossos consultores garantem que você fique bem informado para não comprometer o nível de influência que deseja ter no segmento de atuação. Para saber mais sobre o registro de marca, entre em contato conosco! Estamos prontos para te atender.

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