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Nome para loja de roupas: como escolher e registrar sua marca!

Nome Para Loja De Roupas

Um nome identifica, define e gera familiaridade e aproximação. É assim com pessoas, objetos e também com marcas. Por isso, um nome para loja de roupas deve ser profundamente pensado antes de ser definido e registrado no INPI.

Afinal de contas, você quer que o seu empreendimento seja memorável. E isso passa diretamente pelo seu trabalho de criar um nome para a sua marca (mas não apenas por isso, que fique claro).

Pense por alguns instantes antes de prosseguir com a leitura e tente puxar pela memória alguns nomes criativos para lojas de roupas. Use o Google também, se preferir. eu para perceber o quanto a decisão por um nome mais forte define a facilidade de memorização?

Talvez, você tenha pensado em nomes de lojas de roupas que você sequer faz compras. Esse é o poder de bons nomes de lojas que chamam atenção.

E você pode fazer o mesmo, sabia?

Neste post, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre nomes para lojas de roupas femininas e/ou masculinas. Afinal, são dicas pontuais para você bolar um planejamento de marca independentemente do segmento de atuação.

Confira!

A importância de escolher o nome certo para a sua loja

Seu nome é, basicamente, a marca registrada da empresa. Por meio dele, as pessoas comentam, recomendam, criam identificação e se referem a ela como se fosse um amigo.

Pois, além de identificar, um bom nome ajuda a reforçar o DNA e a personalidade de uma empresa. E com bons nomes para loja de roupas, você consegue esse efeito de impacto no seu público-alvo.

Como resultado, adquire-se uma reputação de mercado e as suas ações e estratégias são facilmente reconhecidas pelo público. Sem falar no valor de ter o seu nome sempre na lembrança do consumidor.

Daí, a importância em procurar saber se o seu nome favorito para loja de roupas já existe e está registrado. Quer saber como? Consulte uma marca agora mesmo!

Consultar registro de marcas

Como definir o nome para sua loja de roupas

Vamos a alguns exercícios práticos? Abaixo, vamos avaliar alguns fatores que devem ser considerados ao pensar em nomes para lojas de roupas unissex. Acompanhe!

Como Criar Um Nome Impactante

Cria identificação com o público?

Um bom nome para loja de roupas — e comércios em geral — deve seguir uma orientação simples: ele gera um vínculo, mesmo que breve, com o seu público?

Essa prerrogativa pode não ser obrigatória, mas pense no impacto positivo em ter um nome que gere fácil assimilação, absorção e lembrança nas pessoas? 

É curto e direto?

Um nome curto e direto — ou seja: sem mensagens subliminares — tem mais poder de fixação na mente do consumidor. 

Pense, por exemplo, na facilidade de lembrar uma fórmula matemática. Quanto mais simples e de fácil associação com a fórmula em si, mais fácil você fixa na memória a sua composição.

O mesmo deve ser pensado ao planejar um nome para loja de roupas. Quanto mais curto e direto, melhor.

Fácil de lembrar?

Complementando o tópico anterior: uma empresa cuja identidade visual remete facilmente na imaginação pode ter uma vantagem competitiva e tanto.

Quer um exemplo que se estende ao segmento deste artigo? Apple. 

A gigante de tecnologia é simples, fácil de pronunciar (e lembrar) e ainda temos facilidade para puxar na memória o logotipo da empresa, inclusive.

Explore essas qualidades também na hora de considerar qual nome colocar na sua loja de roupas.

Fácil de entender e pronunciar?

Palavras inventadas, estrangeirismos, modismos e uma mistura desmedida disso tudo parece incrível no papel? Experimente falar em voz alta.

Em muitos casos, o resultado pode até parecer um feitiço de algum idioma já em desuso na sociedade. Ou, às vezes, até pode dar certo. Mas tenha em mente que um bom nome para loja de roupas deve ser fácil de compreensão e de pronúncia.

Do contrário, como as pessoas vão acertar — sem consultar, letra a letra — o nome de sua loja ao procurá-la nas redes sociais? Ou para recomendar aos amigos?

Lembre-se que não há nada de errado na simplicidade. Pelo contrário: você pode encontrar muitos nomes criativos para lojas de roupas sem reinventar a roda para isso.

É original e único?

Uma das grandes dificuldades para pensar em nomes de lojas que chamam atenção é a ampla concorrência do setor. 

Como parâmetro de comparação: só no Brasil existem mais de um milhão de varejistas formalizados de roupas e acessórios.

Dá para imaginar, então, o desafio em ser criativo e exclusivo ao pensar em um nome para loja de roupas. 

Mas é impossível? De jeito nenhum! Teste possibilidades, anote os nomes favoritos e realize experimentos com seus colegas e parentes. Eles podem ser de grande ajuda na sua busca para criar um nome de impacto!

Qual Nome Colocar Loja De Roupa

Pesquise as marcas dos concorrentes no mercado

Até como uma forma de complementar a dica acima, avalie quais são os nomes já existentes no mercado. Assim, pensar no nome para loja de roupas pode servir de inspiração para nortear as suas ideias e compor algo único e original.

Sem falar que a exclusividade do nome está atrelada, diretamente, ao registro de marca. Que, afinal de contas, é a etapa seguinte assim que você define o nome para sua loja de roupas — e que falaremos a respeito a partir do próximo tópico!

Registro de marcas: como funciona?

O registro de marcas é um processo necessário para qualquer empresa que vai ingressar no mercado. O procedimento é feito diretamente com o INPI — o Instituto Nacional da Propriedade Industrial — e pode ser requerido tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

A legitimidade do pedido confere exclusividade ao nome fantasia e à sua marca como um todo. Assim, só você pode fazer uso comercial do nome para loja de roupas escolhido para o seu negócio, por exemplo.

E o que isso significa? Reduz (e penaliza) a ocorrência de concorrência desleal. E ainda facilita outras ações estratégicas de desenvolvimento da sua marca. Por exemplo: se você pretende transformar a sua marca em franquia, o registro de marca é obrigatório.

Como consultar registro de marcas?

Portanto, não pense que escolher o nome para loja de roupas é o fim do ciclo desse processo. Antes de bater o martelo sobre a identidade de sua marca, faça uma busca no INPI para consultar o registro de marcas já existentes e registradas no órgão.

Como registrar o nome?

Para registrar o nome da sua loja de roupas, o primeiro passo foi mencionado acima. O seguinte tem a ver com a abertura do processo de registro de marca em si.

Vale adiantar que o procedimento, no geral, é envolto em burocracias, prazos e cuidados necessários para que o seu pedido não seja recusado (ou indeferido) pelo INPI.

Até por isso, é altamente recomendável que você conte com o auxílio de empresas especializadas no assunto — como a Interação Marcas e Patentes.

Mas independentemente da sua escolha, saber como funciona o processo de registro de marcas é necessário para que não ocorram imprevistos ao longo da sua solicitação.

Nomes Criativos Para Loja De Roupas

Vamos falar a respeito dos passos para o registro de marcas, a seguir, mas já dá para adiantar o que esperar para registrar o nome de sua loja de roupas:

Quanto custa para registrar a minha marca?

A taxa de registro para você em busca de proteção para o nome de sua loja de roupas é de R$ 355. Esse é o valor que consta, atualmente, no site do INPI.

Contudo, existem recursos que tornam as taxas do INPI mais acessíveis. Falaremos sobre eles no tópico abaixo.

E qual o valor das taxas? Tem desconto para MEI?

Caso você tenha considerado o valor de R$ 355 como muito elevado para obter o registro de marca da sua loja de roupas, uma boa notícia: o órgão concede descontos e abate o valor para diversas categorias do mercado.

Veja, abaixo, quais categorias se enquadram na redução do valor a ser pago:

  • pessoas físicas;
  • microempresas;
  • microempreendedor individual (MEI);
  • empresas de pequeno porte;
  • cooperativas;
  • instituições de ensino e pesquisa;
  • entidades sem fins lucrativos;
  • órgãos públicos.

Para essas situações, ovalor pago para o registro de marca pode ser reduzido para menos de R$ 150.

Para realizar o pedido, siga os seguintes passos

Entenda, a seguir, tudo o que você precisa fazer assim que definido o nome para a loja de roupas que você pretende iniciar!

Realizar o cadastro no INPI

Comece analisando a possibilidade de fazer o cadastro no site do INPI. Você só precisa, inicialmente, do seu CPF ou CNPJ para obter o login e a senha de acesso aos canais do órgão público — e que são essenciais para as etapas seguintes.

Realizar uma busca para verificar se a marca já não está registrada

Uma vez que você já tem o estimado nome para sua loja de roupas, avalie se ele é viável para o seu mercado. Ou seja: se ninguém chegou à sua frente e já efetuou o registro de marca com o nome que você tem em mente.

Essa busca prévia — com também é conhecida essa etapa do processo — vai ser realizada a partir de uma busca no próprio site do INPI. O motivo é simples: certificar-se de que o nome está disponível para a sua solicitação de registro de marca.

Uma dica: faça a sua pesquisa levando em conta, também, variações do nome. Qualquer variável que possa remeter (direta ou indiretamente) à marca de sua loja de roupas deve ser considerada na sua pesquisa.

Isso evita imprevistos, como o indeferimento do seu pedido porque a pesquisa não foi feita levando em consideração esses fatores preliminares.

Emitir e pagar a GRU

Agora que você já tem a certeza de que é possível usar o seu nome para loja de roupas, hora de investir no registro de marca. Ou seja: realizar o pagamento da GRU, que é a Guia de Recolhimento da União. 

Essa é a taxa de abertura do processo cobrada pelo INPI e você pode emitir o boleto e pagar segundo as instruções do documento. 

Identificado o pagamento, você pode considerar o processo como aberto, oficialmente.

Como Criar Um Nome Criativo

Quanto tempo leva o registro de marca?

Finalizada a etapa anterior, você deve esperar — como adiantamos em outros tópicos — para saber quais são as etapas posteriores.

Acompanhar a publicação da RPI é sempre importante para não perder nenhum prazo específico. Entretanto, dá para ter uma base aproximada de quanto tempo leva o registro de marca por meio dos canais oficiais do INPI.

Segundo o órgão, oprocesso de registro de marca pode se estender por um ano e meio,mais ou menos, até a sua conclusão. O período pode variar, inclusive, se houver alguma extensão ao longo do processo.

Conclusão

Neste post, explicamos em detalhes como você pode alcançar sucesso por meio de uma escolha assertiva no seu nome para loja de roupas.

Afinal de contas, todo o procedimento pode criar um impacto duradouro no desenvolvimento da sua marca e sua consolidação no mercado.

Marcas que são facilmente reconhecidas têm elevado potencial para perdurar na lembrança do consumidor, gerando reputação automática na mente dos seus clientes e clientes em potencial.

Lembrando, apenas, que a etapa de registro de marca pode ser mais trabalhosa ainda, e todo auxílio é mais do que bem-vindo para garantir o sucesso de sua empreitada.

Pronto para escolher o nome da sua marca? Entre em contato com a gente agora!

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