BLOG DA INTERAÇÃO
01Dez

Desenvolvimento de software: conheça os passos necessários!

No início deste ano, o Instituto IDC, fez uma previsão de crescimento para o mercado de TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação, de 4,9% no Brasil em 2020. O impulsionamento para atingir esta meta era previsto pelo cenário econômico favorável. E, como sabemos, a declaração de pandemia, em março, representou mais um ponto positivo para o desenvolvimento de software, com aplicação para compras ou obtenção de serviços. À vista desse aspecto, saber como criar um software se tornou um dos maiores desafios para o empreendedor que deseja ter melhores respostas sem gastar muito. Prossiga a leitura para entender o assunto!

Quais são os passos para o desenvolvimento de software?

Em primeiro lugar, antes de falarmos especificamente sobre os passos para desenvolvimento de software, precisamos afirmar que todo sistema que obedece a essa estrutura se propõe à resolução de problemas. Ou seja, todos os softwares precisam ser solucionadores. Para isso, o uso de algoritmos contribuem para que uma sequência de passos seja capaz de conduzir a uma resposta.

O desenvolvedor deve conhecer a linguagem de programação, variáveis, comandos de condição e repetição.

Abaixo, veja os passos que são indispensáveis na criação de um bom software!

Passo 1: reunião

Se você é um empreendedor que estudou todo o processo de desenvolvimento de software e está buscando criá-lo por conta própria, o primeiro passo é reunir a equipe. Colha todas as informações que chegam como demandas para sua empresa em todos os setores. Alinhe quais valores entrarão como base do sistema e qual será o objetivo final do software.

Passo 2: estabelecimento dos requisitos

Depois da reunião que fundamenta o motivo pelo qual o software será criado, é chegado o momento de estabelecer um requisito. Neste caso, trata-se do recurso tecnológico que será implementado durante o desenvolvimento.

Atualmente, as tecnologias mais utilizadas como recurso de softwares são:

  • Java;
  • JavaScript;
  • .Net;
  • Python;
  • Ruby.

Vale destacar que a empresa precisa separar o recurso já dominado pela equipe responsável pela manutenção. Assim, você irá garantir melhor ordenamento nas tarefas.

Passo 3: definição da melhor metodologia

O terceiro passo para o desenvolvimento de software é definir a metodologia mais adequada. Hoje, o mercado tecnológico já disponibiliza metodologias consideradas ágeis, com maior qualidade para dinâmica. Com o estabelecimento dela, já será possível propor uma avaliação do andamento do produto.

Ainda neste passo, a definição de uma arquitetura para funcionamento do sistema pode existir. Ela servirá como um guia para as próximas funcionalidades que a empresa desejar adequar ao software.

Passo 4: início da cadeia de processos

Depois de ter os passos anteriores alinhados, o início da cadeia de processos representa o penúltimo passo do desenvolvimento de software. Dentre os outros, esse é o que demora mais tempo para ser concluído. A explicação para isso cabe ao fato de ser iniciado na tarefa, originada a partir da definição da metodologia, e ser encerrado na entrega do produto.

É na cadeia de processos onde todos os ajustes são feitos para assegurar a melhor execução e adequação aos objetivos.

Passo 5: atualização e registro

Por último, mas não menos importante, o software deve ser sempre atualizado para a manutenção das funcionalidades. Junto com as atulizações, o registro no INPI também é imprescindível para assegurar o reconhecimento da propriedade industrial e adequá-la a todos os direitos.

Faça o registro de softwares e aplicativos com a Interação!

Gostou do artigo com o passo a passo para desenvolvimento de software? A Interação Marcas e Patentes é uma empresa de marcas e patentes em SP que oferece as melhores condições para esse serviço. O registro gera segurança jurídica para o proprietário. Faça uma consulta para registro de marcas e patentes com um escritório de direitos autorais! Entre em contato conosco e peça seu orçamento!

Aproveite para continuar lendo sobre temas relacionados a esse em nosso blog. Encontre:

Links úteis: consulta de patente; registro de patentes e marcas; escritório de propriedade intelectual; direito de propriedade intelectual

Posts Recentes Tags
Registre sua marca!

    Nome da Marca
    Nome
    Telefone

    *Em breve você receberá a pesquisa de sua marca.