BLOG DA INTERAÇÃO
19Ago

Como registrar nome artístico? Saiba como se proteger!

Você conhece Larissa de Macedo Machado? Provavelmente não, certo? Mas com certeza conhece a cantora Anitta, não é verdade? Podemos afirmar que você só a conhece por este pseudônimo porque a artista tem direito de uso exclusivo sobre ele em todo o território nacional. Se você está pensando em profissionalizar sua carreira artística, é preciso se precaver legalmente contra plágios e problemas judiciais. No artigo de hoje, a Interação mostra como registrar nome artístico e a importância deste ato para o seu sucesso. Confira!

Por que fazer o registro do nome artístico?

Em primeiro lugar, você precisa entender que seu nome artístico é a sua marca! A sua arte é um negócio assim como qualquer outro e precisa de uma identidade própria que reflita sua visão e seus valores. Independentemente da sua área de atuação, é preciso fazer o registro do seu patrimônio para se proteger contra diversos empecilhos.

O processo de registro formal é indicado para qualquer artista, seja ele ator, cantor, intérprete, músico ou banda. O órgão responsável por fornecer o certificado de registro é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Veja, na sequência, todos os benefícios que você ganha ao registrar seu nome artístico!

Direito de exclusividade do nome

Quando você registra seu nome artístico, seja individual ou como banda, você está protegendo a sua marca. Logo, o direito de exclusividade do pseudônimo será somente seu e de mais ninguém! Você poderá usufruir deste benefício em todo o território nacional. Ou seja, terceiros não poderão utilizar seu nome, nem produzir ou comercializar produtos contendo seu pseudônimo.

Você estará protegido, por lei, contra todo e qualquer tipo de uso indevido.

Proteção contra plágios e fraudes

Já imaginou ter sua marca roubada e ser proibido de utilizar o nome pelo qual ficou famoso? Se você souber como registrar nome artístico, não correrá esse risco! Ao obter o certificado junto ao INPI, você fica protegido contra ações de má-fé advindas da concorrência desleal, como plágios e fraudes. Isso garante a segurança da sua marca e evita longos processos judiciais em prol da disputa pelo nome artístico.

Boa imagem profissional

O registro da sua marca ainda contribui para fortalecer a sua imagem profissional no mundo do entretenimento. Um nome artístico forte e registrado dá mais credibilidade ao público e te deixa mais tranquilo para focar no que realmente importa: a sua arte.

Portanto, quem busca ingressar na carreira artística com seus direitos garantidos por lei precisa saber como registrar nome artístico. A proteção jurídica aliada a um bom branding pode alavancar seu nome rumo ao sucesso!

Afinal, como registrar nome artístico?

Para garantir todos os benefícios listados acima, é preciso saber como registrar nome artístico. A boa notícia é que o processo é o mesmo para registrar uma marca. Você deve passar por diversas etapas perante o INPI, desde a classificação da marca até a emissão do certificado.

O processo é bastante burocrático e exige uma série de conhecimentos técnicos por parte do requerente. Sendo assim, pode ser um procedimento complicado de se fazer sozinho. Se você deseja saber como o procedimento funciona, veja o nosso passo a passo sobre como registrar uma marca no INPI.

A Interação é a solução!

A Interação é uma empresa de marcas e patentes em São Paulo. Somos especialistas em direito de propriedade intelectual e estamos preparados para cuidar da parte burocrática do seu registro de nome artístico. Somos responsáveis pelo registro de grandes artistas nacionais, como Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Mônica Martelli e muitos outros.

Nossa equipe oferece suporte especializado em todas as fases e te mantém atualizado acerca de qualquer novidade ou alteração no processo. Atuamos em todo o Brasil.

Faça uma consulta gratuita da sua marca em nosso site e dê início ao registro do seu nome artístico!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Links úteis: marcas e patentes em São Paulo; empresa de marcas e patentes SP; escritório de propriedade intelectual

Posts Recentes Tags
Registre sua marca!
Nome da Marca
Nome
Telefone

*Em breve você receberá a pesquisa de sua marca.