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04Nov

Construção de marca: conheça a importância do branding!

Sem dúvidas, o processo de construção de marca é uma das tarefas mais subjetivas ligadas à estratégia. Se você tem o desejo de fazer sua empresa crescer, o branding deve ser priorizado. Afinal, ele é iniciado desde o momento do registro até a hora em que sua companhia garante o real relacionamento com o consumidor. Desta maneira, saiba que quando uma marca é bem estruturada, ela se torna capaz de gerar valores, tanto monetários quanto não monetários. A recompensa? Alcançar o melhor posicionamento no mercado de atuação.

Ficou curioso para saber como é possível fazer construção e defesa da sua marca? Leia esse artigo atentamente até o final. Veja como a Interação Marcas e Patentes pode te ajudar.

O que é branding?

De acordo com a Rock Content, branding pode ser definido como: “uma forma de gerir as estratégias de marca de uma determinada empresa”. Ou seja, consiste em um método de planejamento estrutural de uma marca.

Aqui no blog, já falamos que uma marca é um conjunto de fatores que formam a percepção do consumidor sobre sua empresa. Nessa medida, o branding é utilizado no marketing como uma ferramenta que potencializa a construção de uma boa reputação e, por consequência, de um bom reconhecimento. A associação desses dois fatores faz com que sua empresa fique destacada entre as concorrentes do mesmo segmento.

Quais são as prioridades na construção de marca?

Após ter entendido o que é branding e qual é a relação dele com a construção de marca, você deve estar se perguntando quais são as prioridades dessa estratégia.

Em 2015, o Sebrae Nacional publicou um relatório de inteligência onde elencou 5 aspectos como ponto de atenção na construção de marca. Eles são: visual, relacionamento, tendências, conteúdo e divulgação. Os separamos na sequência. Veja.

1- Visual

O elemento visual é crucial na criação de uma marca sólida. Este deve ser inovador e precisa se relacionar com símbolos que estejam alinhados com os objetivos da empresa. Lembre-se o símbolo visual será usado tanto nos meios online quanto offline no branding. Portanto, precisa ser de fácil interpretação e reconhecimento.

2- Relacionamento

O relacionamento está em segundo lugar nas propostas de construção de marca. Aqui, você como criador ou gestor de uma marca, deve compreender que quanto mais sociável for a companhia, maior são as chances de atração. A fidelização é criada por meio de um bom relacionamento e ela abre espaço para conquistas futuras.

3- Tendências

Sua marca não deve minimizar as tendências e nem fugir delas. Aliás, fazer o acompanhamento constante é essencial para saber reagir de forma inteligente às novidades e adaptá-las.

4- Conteúdo

O conteúdo está em quarto lugar na lista das bases que fundamentam o branding. Este deve privilegiar materiais interessantes e relevantes para seu público.

5- Divulgação

Em último, a divulgação também está inclusa na construção de marca pois, segundo o Sebrae, “uma marca precisa de divulgação para ser reconhecida, lembrada e aceita”. Conheça seu público e invista em divulgação ambientes onde ele se encontra.

Não se esqueça de registrar a marca para garantir a validação dela!

Gostou de ter conhecido mais sobre construção de marca e branding? A Interação Marcas e Patentes se preocupa em manter seu patrimônio protegido. Por isso, disponibilizamos o serviço de registro de marcas para que sua empresa fique em conformidade com a Lei de Propriedade Industrial (LPI). Queremos que você tenha uma boa experiência com seu novo negócio! Entre em contato conosco para saber mais informações e tirar dúvidas.
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