BLOG DA INTERAÇÃO
28Set

Google irá remover páginas de produtos falsificados dos resultados de busca

A concorrência desleal no âmbito digital é um grande problema para as marcas. Ainda mais quando a situação envolve produtos falsificados, que são expostos ou vendidos nos mecanismos de buscas. Pensando nessa questão, o Google anunciou que pretende remover as páginas de produtos falsificados dos seus resultados orgânicos de busca. Entenda mais sobre essa notícia neste artigo da Interação!

Google e a questão das páginas de produtos falsificados

No dia 11 de junho de 2020, o Google anunciou que iria remover permanentemente as páginas de produtos falsificados dos seus resultados orgânicos de busca. A denúncia de irregularidades na exposição de produtos ilegítimos será feita por usuários, de forma totalmente voluntária.

A nova política serve para excluir dos resultados orgânicos as páginas que contenham venda ou distribuição de “réplicas, imitações, cópias idênticas, piratas, falsos, imagens duplicadas ou termos semelhantes que se referem ao nome de uma marca na tentativa de se passar por produtos originais do proprietário da marca.”.

Pontos positivos

A remoção de páginas de produtos falsificados do Google é uma novidade excelente para titularidades de marcas que se preocupam com a concorrência desleal.

Ela será capaz de inibir a conduta maliciosa de terceiros, além de oferecer maior proteção às marcas e seus clientes. Ademais, é uma ótima forma de combater a pirataria e conquistar melhores posições de ranqueamento dentro da busca orgânica.

Com esta ação, o Google permitirá que o ambiente digital seja cada vez mais justo para quem vende e mais confiável para quem compra. Todo mundo sairá ganhando!

Avaliação humana

A análise das denúncias de páginas de produtos falsificados será feita por funcionários da empresa. A avaliação 100% humana será utilizada no início da ação. Depois, a ideia é usufruir da automação de algoritmos para agilizar o processo. Em um futuro próximo, a inteligência artificial poderá identificar as infrações e realizar a remoção de forma automatizada. Por enquanto, o trabalho manual ganhará forças.

Como denunciar páginas de produtos falsificados?

Para fazer uma denúncia de páginas de produtos falsificados para o Google é simples. Siga o nosso passo a passo:

  1. acesse a Central de Ajuda Jurídica do Google;
  2. selecione a opção “Falsificação: venda de produtos falsificados”;
  3. selecione as opções subsequentes que façam jus à sua solicitação;
  4. quando tudo estiver ok, clique em “criar solicitação”.

É válido ressaltar que na Central de Ajuda Jurídica do Google você também pode denunciar outras formas de violação. Por exemplo: violação de direitos autorais, roubo de propriedade industrial, uso indevido de marca registrada, etc.

Conte com a Interação para proteger sua ideia!

Quer proteger sua ideia contra o uso indevido por terceiros? Faça o registro de patente com a Interação! Somos um portal que auxilia na consulta e no registro de marcas e patentes junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Conosco, você poderá usufruir da exclusividade na exploração do produto patenteado sem preocupações!
Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!

Este artigo foi útil para você?

Acompanhe o Blog Interação e fique por dentro de todas as novidades! Confira: