BLOG DA INTERAÇÃO
04Out

R de marca registrada: saiba quando sua empresa pode usar!

Você já percebeu que muitas marcas carregam o ® em seu nome, certo? Este símbolo é objeto de desejo de muitos empreendedores, já que representa a proteção do seu maior patrimônio: a sua marca! Mas, você sabe o que o R de marca registrada significa? Neste artigo, explicamos o que é este símbolo e quando sua empresa pode começar a usá-lo. Acompanhe!

O que significa o R de marca registrada?

O símbolo ® indica que a marca está devidamente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em outras palavras, é uma forma visual de diferenciar as marcas que estão registradas daquelas que não estão.

Com o R de marca registrada, negócios de todos os portes e segmentos podem exibir a certificação em seu logotipo. A obtenção do registro concede o título de propriedade à marca, portanto, ela pode ser transferida, vendida e herdada. Além disso, garante benefícios e direitos sobre o seu uso exclusivo em todo território nacional.

Quando posso usar o R de marca registrada?

O R de marca registrada só pode ser incluído no seu logotipo se a sua empresa tiver um registro válido. Para isso, é preciso dar início ao processo de registro de marcas junto ao INPI, órgão nacional responsável por emitir o certificado.

Em suma, a função do INPI é avaliar o pedido mediante algumas regras pré-definidas. Por exemplo: não pode haver nenhuma marca idêntica ou parecida dentro do mesmo segmento do seu produto ou serviço. Se for confirmado que a sua marca está dentro das normas, as demais etapas do processo são seguidas até chegar à emissão do certificado de registro.

O processo de consulta e registro de marcas demora, em média, 12 meses para ser concluído. Após a finalização deste regime, o INPI reconhece oficialmente sua marca e realiza a sua publicação no livro de registro de marcas e patentes. Enfim, você poderá incluir o R de marca registrada no seu logotipo imediatamente.

É válido ressaltar que as marcas que utilizam o símbolo sem o registro oficial estão cometendo crime de falsidade ideológica. Portanto, não tenha pressa! Dê início ao processo perante o INPI e aguarde a conclusão do seu pedido sem correr riscos.

Por que ter uma marca registrada?

Não é só para expor a posse do registro que o símbolo ® serve. Existem muitos outros pontos positivos por trás da utilização do R de marca registrada em seu logotipo. Veja os benefícios do registro de marca para o seu negócio:

  • alta credibilidade – sua marca está registrada no INPI, o que transmite confiança e segurança para os consumidores;
  • exclusividade de uso – somente você possui o direito de uso da sua marca no Brasil, garantindo proteção contra cópias, uso indevido e concorrência desleal;
  • possibilidade de franquear ou licenciar – o detentor da marca pode abrir franquias e permitir o licenciamento por outras empresas, aumentando a receita do seu negócio.

Faça a consulta e registro de marcas com a Interação!

Precisa de ajuda profissional para registrar sua marca? Conte conosco!

A Interação é um escritório de propriedade intelectual e industrial que realiza consulta e registro de marcas em todo o Brasil. Cuidamos de todas as etapas do processo e auxiliamos com toda a burocracia inerente à solicitação do registro. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Este artigo foi útil? Em nosso blog você encontra outros conteúdos exclusivos sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Links Úteis: escritório de propriedade intelectual; consulta registro de marca; consulta registro de marcas e patentes; empresa de marcas e patentes SP;

Posts Recentes Tags
Registre sua marca!

    Nome da Marca
    Nome
    Telefone

    *Em breve você receberá a pesquisa de sua marca.